Nota de Apoio aos Agentes de Segurança do Metrô

Hoje (21/10) circulou nas mídias sociais e foi noticiado pela imprensa ação dos Agentes de Segurança do Metrô contra vendedor ambulante ocorrida na estação Anhangabaú em 20/10. As imagens mostram parte da ocorrência onde os Agentes sofrem tentativa de agressão e cusparada e se utilizam de técnicas ministradas em treinamentos pelo Metrô para contenção, em situações de ocorrências de segurança pública.

Apesar da grave crise econômica que assola o País por conta da incompetência dos governos, é proibido o comércio ambulante e mendicância no interior dos trens e estações, o que motivou a abordagem inicial de um ambulante, que acatou a atuação sem nenhuma resistência. No entanto, uma pessoa que não havia sido abordada iniciou agressões verbais a um Agente de Segurança (AS) envolvido na ação e, saindo do trem com uma criança no carrinho, passou a perseguir o trabalhador até culminar com mais agressões verbais e uma cusparada nele, que foi obrigado a imobilizá-lo e o conduziu à Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano).

No próprio Boletim de Ocorrência, o rapaz que cuspiu no AS pediu desculpas e reconheceu que se excedeu. Ele confirmou que cuspiu no AS mas está arrependido, principalmente por ter se envolvido numa situação da qual ele não fazia parte e que agiu por impulso.

Os metroviários e metroviárias praticam com todos os trabalhadores e usuários do Metrô a empatia e se solidarizam com as dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira, tanto que por meio de sua entidade representativa apoia todas as lutas contra as opressões e também patrocinam campanhas de ajuda à população mais carente, como foi a Cozinha Solidária que serviu marmitas aos moradores de rua. Contudo, por exigência do Metrô, são obrigados a atuar contra a venda de produtos nos trens, bem como combater a mendicância nas áreas internas.

O Sindicato dos Metroviários de SP cobra respeito aos princípios de direitos humanos e faz a crítica necessária quando há algum erro, mas declara total apoio aos dois Agentes de Segurança envolvidos nessa atuação, pois entende que agiram de acordo com as exigências e treinamentos repassados pelo Metrô.

O Sindicato dos Metroviários fica à disposição para dialogar e esclarecer qualquer interpretação equivocada que a sociedade possa ter sobre a atuação dos metroviários, em especial Agentes de Segurança em situações que envolvam a população usuária e a defesa dos mais elementares direitos humanos, tanto dos usuários do sistema como também dos metroviários que enfrentam a escalada de violência que assola o País.