Nota do Sindicato: Hora extra é para esconder a falta de funcionários!

A crise da falta de funcionários nas estações está deixando a categoria esgotada. Por isso, nossa principal reivindicação para a Campanha Salarial é a abertura de concurso público para contratação de mais funcionários, para todos os cargos. Sabemos que em algumas áreas, como no OPS, a hora extra tem ocorrido de forma que a empresa consegue maquiar momentaneamente a falta de funcionários, o que consideramos errado.

Nesse momento, depois de anos sem autorizar a realização de hora extra nas estações, agora o Metrô está abrindo essa possibilidade. Sabemos que os salários dos OTMs1 são os mais baixos e que o dinheiro da hora extra faz diferença. Mas, o que pode parecer um reforço financeiro no final do mês se reverte contra nossa luta pela contratação de funcionários.

Essa atitude da empresa fica mais grave por ser realizada durante a Campanha Salarial. Não é hora de quebrar galho pra empresa! Se a empresa quer fazer um gesto pra categoria, abra negociação e atenda as reivindicações que foram apresentadas no início do mês de março.

Depois de tantos anos sem a hora extra, não podemos agora, no momento da nossa Campanha, quebrar esse galho. Além do mais, o trabalho nas estações está muito desgastante, gerando esgotamento físico e mental, e não há dinheiro que pague esse stress.