Nota sobre a morte do engenheiro na Linha 4 – Amarela privatizada

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo vem a público manifestar suas condolências e se solidarizar com os familiares e amigos do engenheiro, Ricardo Gomes Martins, que trabalhava nas obras da futura estação Fradique Coutinho da Linha 4 – Amarela, e morreu após receber uma descarga elétrica de 22 mil volts, na madrugada do dia 01/02.

Assim como os demais acidentes que ocorreram na Linha 4 – Amarela, esta morte é mais uma evidência de que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) são formas precarizadas de executar obras públicas, com o dinheiro público, atendendo somente os interesses das empresas privadas.

Não há preocupação em prestar serviços à população com qualidade e segurança. Não há respeito aos direitos dos trabalhadores. O que interessa às empresas privadas é executar as obras e prestar serviços com baixos custos e explorar ao máximo os empregados em turnos excessivos e menores salários.

A reincidência de fatalidades como esta é inadmissível! Os governos precisam rever a política de PPPs com urgência, dando a devida importância aos serviços públicos, aos direitos e à segurança dos trabalhadores e da população.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo é contra as PPPs!

Defendemos a prestação de serviços públicos pelo Estado!

Defendemos o Metrô público, estatal e com qualidade!