Novo SPAP põe em risco metroviários e usuários

O Metrô está instalando, nas linhas do metrô, chave padrão nos prismas, em substituição aos botões dos SPAPs. Esta mudança altera o caráter de emergência da atuação do SPAP.

A segurança deve vir em primeiro lugar e um dispositivo de emergência não pode ter qualquer ruído nas atuações necessárias. Portanto, não é cabível que se rebaixe a segurança de um sistema de emergência, colocando em risco metroviários e usuários.

Além de alterar o caráter de emergência, a empresa não criou nenhum procedimento de atuação no dispositivo para os funcionários. Destacamos que essa mudança já está implementada em toda Linha 1-Azul e será implementada também na Linha 3-Vermelha.

As CIPAs das Linhas 1 e 3 já se posicionaram contra essa mudança e questionaram a empresa. O Sindicato repudia qualquer mudança que coloque em risco as vidas dos funcionários e usuários. Nesse sentido, o Sindicato entrará em contato com a empresa e, caso o Metrô não mantenha as condições de segurança, denunciará o caso ao Ministério Público e demais instituições responsáveis pela segurança e saúde dos trabalhadores e também à população.

.