O Brasil precisa de uma revolução socialista Derrotar nas ruas Temer e suas Reformas – Tese sobre Conjuntura Nacional

CONJUNTURA NACIONAL

O Brasil precisa de uma revolução socialista Derrotar nas ruas Temer e suas Reformas 

 

No Brasil também há uma polarização social com ataques da burguesia e luta e resistência do proletariado. A crise econômica, social e política faz tremer as instituições desde junho de 2013, e sobre a qual não há perspectiva para terminar.

A burguesia ataca com demissões em massa, reforma trabalhista, desmantelamento dos serviços públicos, privatizações, terceirizações, cortes de investimento no transporte, saúde e educação e um brutal ajuste fiscal de Temer, prefeitos e governadores de todos os partidos. Além da tentativa de fazer a reforma da previdência.

Os trabalhadores mostram sua resistência em grandes manifestações, greves, ocupações e na maior Greve Geral da história do Brasil.

Nas eleições os trabalhadores tomaram um golpe, o estelionato eleitoral da chapa Dilma/Temer, dizendo que não ia atacar os trabalhadores nem que “a vaca tossisse”, só que a vaca tossiu e o governo Dilma/Temer fez justamente o contrário. Hoje, o PT e o PMDB seguem fazendo acordos e alianças eleitorais em diversos estados. Isso explica porque Temer e Henrique Meirelles disseram que seria “bom para o Brasil” que Lula não fosse condenado.

Para mudar isso é preciso impor através da mobilização um governo socialista dos trabalhadores, que aplique um programa operário, socialista e revolucionário, que rompa com o imperialismo, os banqueiros e a dívida pública para que haja recursos para saúde, educação, moradia e empregos. Revogue a reforma trabalhista de Temer e os ataques de Dilma ao seguro-desemprego e abono do PIS, nacionalizar e estatizar as grandes empresas para garantir pleno emprego através da redução de jornada sem redução dos salários. Cancelar todas as privatizações de FHC, Lula e Dilma. Revogar a lei de PPPs sancionada por Lula e que teve Haddad como relator. Garantir que o Metrô, Petrobrás, Cedae, Eletrobrás e demais estatais, sejam 100% reestatizadas e estejam sob o controle dos trabalhadores.

A saída não são as eleições!

Esse é o terreno dos patrões com o controle do poder econômico. Devemos usá-la só para fortalecer o projeto dos trabalhadores, apresentando candidaturas que defendam um projeto revolucionário e socialista.

O caminho deve ser o das lutas e da Greve Geral para derrotar a reforma da previdência, revogar a reforma trabalhista e colocar Temer e todo esse congresso de corruptos para fora (Fora Temer! Fora todos!).

A classe trabalhadora deve rejeitar todas as candidaturas burguesas, de Bolsonaro a Alckmin, mas também os projetos de colaboração de classes: seja o do PT (um filme que já vimos), como também o que defende a direção majoritária do PSOL, que refaz os caminhos do PT, defendendo um programa semelhante. Assim como a FBP (Frente Brasil popular) e FPSM (Frente povo sem medo) que também defendem a conciliação de classes. Um programa que não vai além dos limites da ordem, apenas prepara novas desilusões e derrotas.

O Brasil precisa de uma revolução socialista!

Assinam: Raimundo Cordeiro OE/BTO – Coordenador Geral do Sindicato, Celso Borba – AE/PSO – Presidente da Fenametro, Altino – OT/L1 e Diretor da Fenametro, Narciso – OT/L5 e Diretor do Sindicato, Gustavo – AS/L1 e Diretor do Sindicato, Carlão – CCV/L2 e Diretor do Sindicato, Willian – OT/L1 e Diretor do Sindicato, Vania Maria AE/TTE e Diretora Sindicato, Marisa OT/L1 e Diretora da Fenametro, Silva Alberto AE/LUZ e cipista,  Miron – AE/SCZ, Herbert – AE/TTE, Alisson – OE/JQM, Durval – OE/LUZ, Elisabete Moraes – AE/VGO, Vitor Ribeiro – OT/L2, Cláudio Alves – OT/L2, Celso Martins – OT/L2, Caio Dorsa – AE/L2, Solange – AE/VTD e Diretora Fenametro, Julia Paz AS/L3, Camilo – AE/BFU e Cipista, Luisão – EPB e Vice Presidente Cipa, Nelsinho – EPB, Mariana Santos – AE/PSO, Ricardo – VPN/L2 e Cipista, Inacio – AS/L5, Marcel Giglio – AE/L15, Chiquinho – PCR/Not, Priscila Guedes AE/CPL, Maridalva OT/L1 e diretora do Sindicato, Ricardo Lourenço AS/Linha2 e Vice-presidente da CIPA,  Cicinho CCV/Linha2, César Oliveira – OT/L1, Rodnei MAN/POT, Maria do Carmo – OT/L3 e Agnaldo (Zé Gotinha) VPL/PIT.