O Metrô pode PARAR! NÃO ao PL 4330, da terceirização. TODOS NO ATO DIA 15/4!

Imagem vazia padrãoNa próxima QUARTA-FEIRA, dia 15/4,  às 17h, no Largo da Batata, será realizado um Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4.330 da terceirização. Os metroviários vão participar do ato do dia 15 e no dia 14/4 decidirão, em assembleia, se também vão paralisar suas atividades.

Seu emprego está em risco!

Apesar da resistência dos trabalhadores, o Projeto de Lei (PL) 4.330 está sendo aprovado na Câmara dos Deputados. Se esse PL virar lei trará desemprego e a precarização das condições do trabalho.

Os empresários, com apoio da base aliada do governo Dilma,estão jogando todas as suas forças para escancarar a terceirização. Eles
querem legalizar a exploração.

  • O que representa este Projeto de Lei (PL)
    O que está em jogo no PL é a abertura para contratação de terceirizados em qualquer atividade, seja ela intermediária ou no final do processo produtivo, de uma empresa estatal ou privada.
    Como é hoje Hoje, a terceirização é permitida apenas para atividades-meio. Por exemplo, faxina, segurança e serviço de refeitório de uma montadora de veículos.

  • O que os empresários querem
    Se o PL virar lei, a montadora poderá terceirizar também a atividade-fim. Ou seja, poderá terceirizar também a produção de carros.

  • Terceirização é prejuízo para o trabalhador
    A terceirização é extremamente prejudicial aos trabalhadores. Os terceirizados ganham menos, têm jornada de trabalho maior e sofrem mais acidentes e mortes.

  • É preciso resistir!
    Os empresários, com total apoio da base aliada do governo federal, não estão medindo esforços para aprovar o PL. Eles querem reduzir custos e lucrar muito mais. Estão pouco se importando com os trabalhadores. É preciso resistir e impedir que o PL



Se o PL 4330 passar, o trabalhador vai se ferrar!

O PL 4.330, da terceirização,simplesmente desregulamenta todo o mercado de trabalho.
Por exemplo, o trabalhador em um banco, na Ford, GM, ou qualquer empresa, pode ser demitido e essas empresas
podem contratar um terceiro para fazer o trabalho dos contratados, ganhando metade do salário com metade dos benefícios

Veja o que significa, na prática, o PL 4.330:

  •   Menos direitos, salários e tíquetes mais baixos, sem Participação nos Lucros e/ou Resultados e com jornada mais extensa

  •   Empresas sem empregados, só com terceirizados

  •   Mais acidentes e adoecimento
      De cada dez acidentes de trabalho, oito envolvem funcionários de terceiras

  •   Quarteirização:
    Quando uma empresa terceirizada contrata outra para o serviço (mais riscos aos direitos dos trabalhadores)

  • – Queda de qualidade dos produtos
    Com salários baixos, alta rotatividade, jornada extensa e pouco treinamento entre os empregados,os serviços prestados pelas terceirizadas em geral são de baixa qualidade. Com isso perdem também os consumidores.

Porque o PL 4330 é ruim para os trabalhadores