Opinião: Nossa luta é constante

Assembleia de 02/06 deliberou pelo encerramento da campanha salarial, avaliando que a proposta da empresa, lapidada pelo Sindicato, contempla as principais necessidades da categoria hoje. A renovação do acordo coletivo é um dos aspectos que representa a valorização da história de lutas da categoria que, com unidade, construiu, mantém e amplia um dos acordos mais completos do país.

Embora o governo estadual tenha apresentado seu receituário contra os trabalhadores antes das negociações, determinando que nenhuma estatal negociasse com os sindicatos; revogassem todos os itens dos acordos; não concedessem aumento real nos salários, nem PR, a categoria, junto com o Sindicato e a Comissão de Negociação, deu uma resposta à altura, mantendo-se unida em defesa de suas reivindicações e realizando diversas atividades com os trabalhadores nas áreas e com os usuários nas estações.

A estratégia usada teve êxito, e a Cia. negociou as reivindicações da categoria, se comprometendo com os seus encaminhamentos.

Diante disso, é óbvio que a campanha dos metroviários não acaba no dia 02/06! Ainda travaremos várias lutas para que estas necessidades sejam efetivamente contempladas, fazendo valer o acordo coletivo que conquistamos.

Há diversas categorias que têm o governo estadual como patrão, e que estão em um árduo processo de pressão e mobilização para ter as suas reivindicações atendidas. Como exemplo, os trabalhadores da USP e os professores da rede estadual, bem como os trabalhadores da Sabesp.

A luta destes companheiros tem o seu devido mérito, mas também demonstra que há falta de disposição do governo em melhorar as propostas.

A intensa mobilização dos metroviários superou a orientação do governo de proibir as negociações. Com unidade e disposição de luta, a categoria garantiu a renovação de seu acordo e melhorou alguns de seus itens, além de garantir o emprego dos trabalhadores envolvidos com o sistema de arrecadação.

É com a mesma organização que os metroviários devem continuar lutando contra a privatização do sistema de arrecadação das bilheterias e para que sejam sanadas importantes reivindicações que ficam pendentes, garantindo boas condições de trabalho e a qualidade da prestação de serviços para a população.

Wagner Gomes é presidente do Sindicato e da CTB