Os desafios continuam!

Em 2021, a categoria metroviária confirmou sua grande combatividade. Terá de repetir a dose no próximo ano. Vamos precisar resolver a questão da sede, do Acordo Coletivo, da PR, da equiparação salarial, entre outros temas de interesse da categoria.

A pandemia não impediu que os metroviários e metroviárias se organizassem e lutassem. Em 2020 e neste ano realizamos setoriais, assembleias e outras atividades de forma on-line. Importante também destacar que conseguimos, após muita luta, a vacinação de toda a categoria. 

Em 2021 fizemos uma forte greve, passeatas na Radial Leste, atos políticos e uso de coletes e adesivos. Mesmo com toda essa mobilização, ainda não temos o Acordo Coletivo, apesar da importante reposição da inflação que arrancamos na luta. Em meio a tudo isso, continua a polêmica da sede do Sindicato e também enfrentamos a intransigência da empresa com relação aos Steps e à PR.

Por conta de todos esses problemas, 2022 será um ano decisivo para todos os trabalhadores e trabalhadoras do metrô. O vice de Doria, Rodrigo Garcia, e a direção do Metrô seguirão declarando guerra à categoria, querendo destruir nossos direitos e avançar na privatização. Não teremos descanso. A mobilização contra esses inimigos da empresa pública terá que continuar para não perdermos direitos e avançarmos nas conquistas.

2022 também será o ano de eleições gerais. Iremos às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Sem contar que Bolsonaro vai querer realizar mais uma reforma trabalhista.  

Nas páginas deste Plataforma temos um resumo das principais lutas levadas neste ano e também a realização do 13º Congresso e do Encontro Internacional de Sindicatos de Metroviários.

 

Boas lutas em 2022!

O Sindicato deseja a todos os metroviários e metroviárias boas festas e um ótimo ano novo. E, diante de tantas lutas a enfrentar, também deseja Boas Lutas em 2022! Entraremos no ano novo com um extenso calendário de lutas.