Pandemia: situação é grave em algumas áreas

Na semana passada, vários casos de Covid-19 foram constatados nas oficinas do Pátio Itaquera e em alas do Bloco C do VPL diurno. Metrô precisa tomar iniciativas imediatas para conter a disseminação do vírus. Chega de descaso!

O alerta vermelho soou na categoria. A situação é grave em algumas áreas, como o PIT e VPL. Muitos casos foram confirmados, demonstrando a incompetência da empresa em tratar de um problema tão grave.

O Metrô tem que providenciar a higienização e o isolamento dos locais onde ocorreram as contaminações e o reforço na prevenção em todas as áreas adjacentes. O Sindicato enviou carta ao Metrô reivindicando essas medidas efetivas e imediatas contra a disseminação do vírus.

Orientamos os metroviários a cobrarem em suas áreas medidas que evitem a propagação da doença. O Sindicato e a categoria defendem a vacinação imediata dos trabalhadores em transportes públicos. Essa também é uma medida fundamental no combate ao coronavírus.

 

Quase 800 casos de afastamento

Até o final do ano passado, ao menos 760 metroviários foram afastados de suas atividades por causa do coronavírus. Esse foi o número de casos que chegou ao conhecimento do Sindicato até 16/12.

Na verdade, o número de contaminados em todas as linhas do metrô é maior. Os dados das Linhas 1, 2, 3 e 15 podem estar subnotificados já que a empresa não fornece os dados oficialmente. Os dados da Linhas 4 e 5 continuam desatualizados.

Desde o início da pandemia, o Sindicato tem exigido respeito à vida dos trabalhadores. Elaborou um Plano de Emergência que foi ignorado pela empresa e o governo estadual. Reivindicamos o reforço dos protocolos, higienização constante e afastamento das atividades presenciais de todos do grupo de risco.