Pendências da Campanha Salarial: querem pôr areia nas negociações!

Depois dos avanços que conquistamos na campanha salarial, quando rompemos com os limites que o CODEC queria impor, o governo do estado e a direção do Metrô querem, no tapetão, pôr areia nas negociações.

Equiparação salarial

Na campanha salarial ficou acertada a equiparação imediata dos funcionários admitidos a partir de 02/01/2009, e a formação de comissões para levantar os casos anteriores a esta data.

As três comissões, Administração, GLG-GMT e Operação, já tinham elaborado as listas com os nomes dos trabalhadores que deveriam ser equiparados, mas a direção do Metrô começou a colocar areia, limitando o atendimento da reivindicação aos concursos de 2007.

Na reunião com o Ministério Público (MP), no dia 29/07, impuseram que aqueles que têm processo de equiparação não seriam analisados, e ainda exigiram mais 90 dias para estudar os casos dos metroviários concursados entre 2007 e 2009. O MP, infelizmente, concordou com a empresa (veja abaixo).

Mas isso não foi o estabelecido no fechamento da campanha salarial.
A direção da empresa quer restringir a conquista no tapetão! Tem dedo do governo do estado nesta conversa!

Hora da refeição/jornada

Para o Sindicato, o intervalo de meia hora de refeição remunerada é a melhor opção para o trabalhador. A alteração deste item do acordo coletivo acarretaria aumento de jornada.

No entanto, o intervalo de refeição é parte da cláusula referente à escala e jornada de trabalho. Como a empresa impõe escalas e jornadas que ultrapassam 8 horas diárias, o Sindicato entende que não há como separar a discussão do intervalo de refeição da escala e jornada, como quer a empresa.

Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

A discussão da PPP precisa ter uma conclusão. Não é possível aceitar que a empresa trate com tanto descaso uma questão tão cara para o trabalhador, como a aposentadoria. Por isso, o Sindicato contratou o advogado, Dr. Thiago Barizon, para buscar uma definição sobre o problema.

Não à enrolação! Mobilização para garantir as conquistas

Como sempre, conquistas são resultados de batalhas e exigem unidade, e para o trabalhador é preciso disposição, e às vezes perseverança, para que se concretizem. Estamos lançando uma campanha para garantir nossos direitos (ver calendário de mobilização ) e exigir da empresa a solução destas pendências. Vamos discutir e decidir, em assembleia, novas formas de mobilização para garantir nossas conquistas.

Periculosidade

Durante as negociações da campanha salarial, o Metrô deu a entender que estava disposto a corrigir a ilegalidade que vem cometendo ao pagar o adicional de periculosidade somente sobre o salário base dos metroviários. Pediu um prazo para finalizar o estudo jurídico e de impacto financeiro, mas até o momento não concluiu o que se comprometeu a fazer. O presidente do Metrô, Sergio Avelleda, disse que responderá esta questão até o dia 05/08. Os metroviários exigem a correção desta distorção, com agilidade, por parte da empresa. O Sindicato aguarda a resposta para estudar as medidas cabíveis, e entende, inclusive, que é obrigação da Cia. pagar o retroativo das diferenças apuradas.

Ministério Público em contradição

O Ministério Público está sendo totalmente contraditório ao concordar com a posição do Metrô de que os casos de metroviários que têm processo de equiparação não sejam analisados para a conquista de equiparação imediata.

Isso porque, em junho de 2003, esse mesmo Ministério Público impôs ao Metrô o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta nº 165, com base no Inquérito Civil Público nº4436/2002, para que a empresa não cerceasse o direito dos metroviários a impetrar ações judiciais para resolver questões trabalhistas.

Ajudantes: estamos de olho!

Para os companheiros da GMT, o Sindicato exige o enquadramento imediato daqueles que já têm todos os cursos concluídos. Em relação aos Ajudantes Civis e da GLG, cobra-se celeridade no retorno da adequação do Plano de Cargos e Salários enviado ao CODEC.

Calendário de mobilização

– 06/08 – Reunião da diretoria ampliada, às 9h, no Sindicato
– De 15 a 20/08 – Setoriais – Aguardar calendário
– 25/08 – Abertura do 4º Congresso Nacional dos Metroviários, às 18h30, no Sindicato
– De 26 a 28/08 – Congresso Nacional dos Metroviários, em Atibaia

– 01/09 – Assembleia, às 18h30, no Sindicato