PERICULOSIDADE é direito no tráfego

No dia 31 todos os Operadores de Trem (OTs) que participaram dos TOTs (Treinamentos para perador de Trem) do número 1 ao 4 receberão o adicional de periculosidade que a empresa deixou de pagar durante todo o período! São 30% a mais do valor do salário nominal da função, retroativos ao primeiro mês de treinamento. A partir do TOT número 5, todos os OTs receberão este adicional mês a mês, como determina o acordo coletivo. Parabéns a toda a categoria! Essa é mais uma conquista de todos os metroviários, junto com o Sindicato!

A empresa negou, insistiu em negar e tentou manter sua posição para não pagar o adicional de periculosidade aos OTs que estavam em treinamento! Mas não havia lógica nesta insistência, já que os OTs em treinamento desempenham as mesmas atividades que os OTs da
ativa, e também mantêm contato com equipamentos energizados e que oferecem risco!

Foi preciso muita pressão da categoria e inúmeras reuniões de negociação do Sindicato com a empresa, para que fosse respeitado o direito de os OTs em treinamento receberem a periculosidade! Este item fez parte da pauta de reivindicação das últimas campanhas salariais!

Agora, portanto, essa injustiça vai ser reparada! No dia 31/08 todos os OTs que fi zeram parte dos TOTs 1 ao 4 receberão o adicional de periculosidade, e os companheiros que participarem dos próximos treinamentos também terão essa garantia!

Resultado de luta
O direito à periculosidade para os metroviários que trabalham em área de risco foi conquistado pela categoria em 1986, depois de diversas lutas e mobilizações. Agora, a conquista deste adicional aos OTs em treinamento é fruto de muitas negociações do Sindicato com a empresa, e da mobilização de todos os companheiros em busca de seu objetivo. Mas devemos continuar mobilizados para conquistar a periculosidade dos AMs!

Parabéns para a categoria metroviária! A luta pode até ser árdua, mas no final vale a pena!