Petroleiros de todo o país podem parar no dia 24/7

Petroleiros_greveEm todo o País aumenta a mobilização para a realização da greve nacional dos petroleiros durante o dia 24 de julho (sexta-feira), contra o novo Plano de Gestão e Negócios aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobrás. O novo plano é uma ameaça à sobrevivência da empresa como estatal, na medida em que prevê cortes de 89 bilhões de dólares em investimentos e despesas, além da venda de ativos de patrimônio da ordem de 57 bilhões de dólares.

A greve nacional de 24 horas é uma advertência dos petroleiros à atual política da gerência que pode desmantelar o Sistema Petrobrás, pondo em risco milhares de empregos, especialmente os dos terceirizados da companhia e suas subsidiárias. Em todos os sindicatos, as bases estão aprovando a indicação de paralisação.

Contra o projeto do senador José Serra

Os petroleiros também estão repudiando o Projeto de Lei do Senado (PLS 31/2015) do senador José Serra (PSDB-SP) que propõe alterações no modelo de exploração do pré-sal. O projeto quer acabar com a participação de 30% da Petrobrás no modelo de partilha e como operadora única do pré-sal.

O objetivo de Serra é enfraquecer a estatal e abrir caminho para que a maior riqueza em petróleo no mundo seja operada pelas multinacionais.