PLANO DE CARREIRA: ato público dia 25/2, na estação Sé!

Assembleia realizada no dia 2/2 aprovou a realização de um ato público no dia 25/2, quinta-feira, na estação Sé, às 18h, para pressionar o Metrô e governo Serra a implantar um plano de carreira para a categoria.

Os metroviários também usarão um adesivo para divulgar à população a sua luta por melhores condições de trabalho, tarefa esta que será reforçada com a distribuição do Jornal do Usuário nas estações.

A categoria também realizará o tradicional Café com Vizinho, para mobilizar os companheiros de todas as áreas da empresa. É fundamental que cada metroviário tenha consciência da importância da sua participação neste processo de mobilização! Participe!


A luta pelo plano de carreira na vida dos metroviários
A insistência do Sindicato e dos metroviários pela implantação de um plano de carreira é antiga! Esta entidade sempre incluiu a necessidade de a categoria ter um plano de carreira nas pautas de reivindicações das campanhas salariais, e sempre debateu esse tema nas mesas de negociação com a empresa. Mas nunca houve retorno.

Para tentar minimizar este problema, portanto, o Sindicato também reivindicava que fossem realizados concursos internos nas diversas áreas – o que era prática da empresa –, para que os metroviários tivessem a oportunidade de evoluir profissionalmente. Também era reivindicado que a Cia. somente contratasse funcionários para preencher vagas de cargos base.

Fim do concurso interno
Essa luta se arrastou por vários anos, até que em 2/4/08 a empresa enviou uma correspondência ao Sindicato formalizando a deliberação da Procuradoria Geral do Estado de que, com base no artigo 37 da Constituição Federal, fica proibida a realização de concursos internos em todas as empresas estatais.

Acabaram, com isso, todas as perspectivas de crescimento profissional no Metrô, e começaram com força novas mobilizações para que a Cia. solucionasse esse problema, com a apresentação de um plano de carreira.

Campanha de 2008
Ao final da campanha salarial de 2008 a empresa se comprometeu a desenvolver um plano de carreira para os metroviários, e em julho do mesmo ano apresentou um esboço do plano para a operação e manutenção, conforme publicado nos Plataformas 524 e 525.
Ocorre que estas propostas foram rejeitadas pelo Sindicato, pois limitavam a ascensão profissional dos metroviários. O Sindicato também rejeitou a forma de avaliação imposta pela empresa, o squilo, que é um método totalmente subjetivo de avaliar o desempenho dos profissionais.

E desde então não houve mais resposta da Cia. sobre as reivindicações da categoria. A empresa simplesmente afirmava que o plano estava no Codec, como continua fazendo até hoje.

Fator novo
Dando continuidade à sua sanha privatista, em abril de 2009, o governo do Estado anunciou o seu objetivo de entregar todo o sistema de arrecadação do Metrô, CPTM e SPTrans para a iniciativa privada, ameaçando a manutenção de postos de trabalho dos Agentes de Estação (AEs).

Isto fez com que no início de agosto os AEs se mobilizassem junto com o Sindicato em busca da possibilidade de obter garantias e de progredir no Metrô.

Foram realizadas reuniões com a Gerência de Recursos Humanos (GRH) da empresa, e como resultado destas negociações foi conquistada a união das famílias da estação e do tráfego, permitindo a ascensão profissional destes companheiros, conforme critérios que ainda serão estabelecidos.

A empresa também se comprometeu a somente realizar concursos externos para contratações de funcionários para os cargos base.
A partir daí, abriu-se uma nova perspectiva para uma grande parcela da categoria, porém, é preciso acelerar a implantação do plano de carreira para que haja a possibilidade de evolução das carreiras em todas as áreas.

Outro concurso
Embora tenha se comprometido a só realizar concurso externo para cargos base, a empresa publicou editais de concursos para diversos cargos, inclusive o de Operador de Trem (OT) e Supervisor de Linha (SL), sob a justificativa de que ainda não há um plano definido para a categoria e que, por conta da expansão do sistema, é preciso haver um cadastro de pessoal apto para ser convocado ao trabalho.

Este é mais um motivo, portanto, para que o Codec acelere a avaliação e apresentação do plano de carreira!

Manifestações e pressão
Com vistas na necessidade de valorização do trabalho e melhoria das condições de trabalho de todos os metroviários, em outubro assembleia realizada no Sindicato, dia 20/10, deliberou pelo lançamento de uma campanha por plano de carreira, com a utilização de botons e realização de manifestações, como a que aconteceu em frente ao Codec, no dia 24/11.

O Sindicato também batalhou pelo agendamento de uma reunião com a responsável pelo encaminhamento do plano no Codec, mas não obteve sucesso, pois ela dispensou o encontro, justificando que a sua forma de colaborar com a categoria é agilizar o processo de avaliação do mesmo.

Mobilização intensa
Depois de tudo isso, o Sindicato reforça o chamado da assembleia realizada no dia 2/2 para cada um dos metroviários: participe da organização desta luta! Mobilize-se! Esteja junto com os companheiros nas setoriais, Café com Vizinho, atos públicos e todas as manifestações que forem programadas para que a categoria metroviária finalmente conquiste o seu direito ao plano de carreira!