Resultado eleitoral – A luta contra a privatização e terceirização continua

O resultado das eleições no Brasil anuncia um período de lutas em defesa do patrimônio público, dos direitos e das conquistas dos trabalhadores.  É fundamental a organização e mobilização em defesa do metrô público.

O resultado do segundo turno das eleições consumou a vitória de Bolsonaro no País.

Na opinião da diretoria do Sindicato este resultado é uma derrota eleitoral que deverá ter graves consequências para os trabalhadores.

Bolsonaro foi explícito em sua intenção de “privatizar tudo”, fazer a Reforma da Previdência atacando as aposentadorias dos trabalhadores, aprofundar a Reforma Trabalhista, perseguir os movimentos sociais e o “ativismo”.

Além disso, para os metroviários e demais trabalhadores do estado de SP, a derrota se aprofundou com a eleição de João Doria como governador, que além de aliado de Bolsonaro, dá continuidade aos governos do PSDB com o discurso de privatização e de criminalização dos movimentos sociais.

A direção do Sindicato, com distintas avaliações sobre a vitória da extrema-direita, está unida para lutar e defender os interesses dos metroviários e metroviárias, em conjunto com os demais trabalhadores brasileiros.

O resultado eleitoral também demonstrou uma grande resistência. Votaram no Haddad 47.040.906 pessoas, em branco 2.486.593, nulos 8.608.105, e se abstiveram 31.371.704, totalizando 89.507.308 os que não votaram em Bolsonaro. Enquanto 57.797.847 votaram no Bolsonaro. Ou seja, dos mais de 147 milhões de eleitores, Bolsonaro teve 39% dos votos, ou seja, 61% não votaram nele.

Sabemos que muitos dos que votaram em Bolsonaro não concordam com suas propostas de restrição das liberdades democráticas e ataques aos direitos dos trabalhadores.

Portanto, nossa tarefa agora é lutar pelos interesses dos trabalhadores e a maioria do povo contra os interesses dos banqueiros, multinacionais e os grandes empresários e latifundiários representados no programa de governo Bolsonaro.

Vamos fortalecer nossa entidade sindical para que continue sendo uma importante ferramenta de luta em defesa das nossas conquistas, contra os ataques aos direitos, contra o machismo, racismo e LGBTfobia, o discurso do ódio contra todos aqueles que se opõem a suas ideias e em defesa das liberdades democráticas.

Diretoria do Sindicato dos Metroviários de SP