Sem punições: Mobilização da Segurança força recuo da empresa

Após uma forte luta dos ASMs contra o aumento de atribuições e acúmulo de atividades, os trabalhadores conquistaram uma vitória parcial: foram retiradas as punições praticadas durante a mobilização e serão remanejados mais OTMs para os trechos de maior demanda na região central. A resistência dos trabalhadores foi determinante para abrir negociação e garantir o recuo das punições

E m reunião com gerente de Operações Antonio Márcio, os ASMs, coordenadores e diretores do Sindicato manifestaram as razões para que não se atribuíssem mais atividades à rotina de trabalho, que demanda importantes esforços na garantia da segurança do transporte público, além de evidenciar o fim da função dos OTMs. As considerações dos trabalhadores foram levadas em conta e foi feito um compromisso pela retirada das punições para aqueles que se mobilizaram ou recusaram participar dos treinamentos de fluxo.

Por conta da falta de quadro que se agravou devido aos afastamentos do grupo de risco, será retomado o treinamento de fluxo para os ASMs, que poderão assumir a linha de bloqueios na ausência dos OTMs temporária e excepcionalmente durante a pandemia e até o retorno dos funcionários afastados.

Com a retirada das punições, os metroviários se dispuseram ao diálogo em prol do melhor atendimento da população que utiliza o metrô diariamente. Além disso foi estabelecido compromisso de que a empresa vai colocar mais OTMs e remanejar funcionários das estações que têm menor movimentação para a estação Luz.

Somente a luta faz atingir resultados favoráveis aos trabalhadores. O Sindicato parabeniza a mobilização da categoria e continua na luta por um Plano de Carreira unificado na Operação.