Seminário aponta sugestões para a Comunicação do Sindicato

Na mesa, da esquerda para a direita: Maringoni e Vito Giannotti, palestrantes e, Ciro Moraes, diretor de imprensa do SindicatoRealizado nos dias 14 e 15 de outubro, na sede do Sindicato, o Seminário de Comunicação contou com duas palestras sobre imprensa sindical, apresentou experiências de outras entidades e um estudo sobre a comunicação empresarial. Um relatório sobre as atividades do Seminário será levado à reunião ampliada da Diretoria do Sindicato, que será realizada no dia 29 de outubro

Na noite do 14 (sexta-feira), foram realizadas duas palestras. Vito Giannotti (autor do livro Muralhas da Linguagem) e Gilberto Maringoni (jornalista e cartunista) falaram sobre o tema “A Comunicação Sindical como contraponto à comunicação dominante e como formação da consciência do trabalhador”.

Giannotti elogiou o Plataforma, jornal editado pelo nosso Sindicato. “É um dos mais bonitos que já vi no País. Mas pode ser melhorado”, disse o escritor. “O jornal não pode se reduzir à categoria metroviária. Deve falar sobre saúde, educação, greves e vários outros assuntos”, afirmou.

Para ele, é fundamental que a periodicidade do jornal seja respeitada. “Com a periodicidade, o trabalhador se acostuma a receber e ler a publicação”, declarou. Giannotti enfatizou a necessidade de se utilizar todos os instrumentos possíveis para a comunicação, incluindo a Internet e as redes sociais. “É com eles que vamos disputar o coração e a mente do leitor”, disse o escritor referindo-se à disputa ideológica com a empresa.

Giannotti também defendeu a criação de um Conselho Editorial para o Departamento de Comunicação do Sindicato.

Gilberto Maringoni parabenizou o Sindicato pela sua campanha contra o assédio sexual nos transportes públicos, que inclui a exigência à Rede Globo que retire do ar o trecho do quadro do Zorra Total onde ocorre violência sexual.

O cartunista opinou que o Sindicato deve ir além da ação sindical e articular movimentos sociais. “O Sindicato é estratégico e está no olho do furacão. São Paulo é uma cidade travada e precisa de alternativas para o transporte público”, afirmou Maringoni.

No sábado (15), a jornalista Claudia Costa apresentou um estudo sobre a comunicação empresarial em geral e a do Metrô, em particular. Na sequência, os jornalistas Ana Cristina da Silva e Carlos Eduardo Batista falaram, respectivamente, sobre as experiências na área de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e do Sintrajud (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal de São Paulo).

A criação e modernização do jornal e boletins do nosso Sindicato e sugestões para melhorar o desempenho da Secretaria de Imprensa e Comunicação também foram alvo de discussão durante o Seminário. As sugestões serão encaminhadas para apreciação na próxima reunião de diretoria ampliada do Sindicato, que será realizada em 29 de outubro.