Sindicato repudia projeto do ‘pacote do veneno’, que ameça a vida e os recursos naturais

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 6299/2002, que visa aumentar o uso de agrotóxicos e venenos na produção agrícola do País. O “Pacote do Veneno”, como é conhecido, é um grande retrocesso político e coloca em risco a vida das pessoas e o meio ambiente.

O Brasil é recordista mundial no consumo de agrotóxicos. Mesmo na infeliz primeira posição no ranking, o governo Temer quer ainda aumentar e facilitar a presença de pesticidas na comida. Essa medida visa favorecer a bancada ruralista, o latifúndio e a indústria química que lucram com a comercialização destes produtos. Este projeto vai na contramão da produção alimentar baseada em produtos orgânicos e saudáveis para o consumo da população.

Os agrotóxicos podem causar diversas doenças, inclusive câncer. A ONU afirma que os agrotóxicos são responsáveis por 200 mil mortes por intoxicação aguda a cada ano. Além disso, contaminam os cursos d’água, reservatórios e aquíferos, matam a vida do solo e provocam a ‘espiral química’. Essa medida é um absurdo que, na prática, quer matar a população brasileira.

É fundamental a derrota deste projeto. Para isso precisamos pressionar parlamentares a rejeitarem essa proposta. Um dos caminhos é através da petição pública #ChegadeAgrotóxicos, que pode ser acessada no link https://www.chegadeagrotoxicos.org.br/. Assine você também.