Sistema falha e monotrilho sai com portas abertas

Na manhã do dia 10 de outubro uma nova falha no sistema  CBTC (sigla em inglês de Controle de Trens Baseado em Comunicação), de responsabilidade da empresa francesa Bombardier, colocou em risco usuários e trabalhadores no monotrilho da Linha 15 – Prata. O software de controle de portas falhou e o trem partiu com as portas abertas.

O sistema entendeu que as portas estavam fechadas e automaticamente autorizou a saída do trem. O operador de trem atuou acionando freio de emergência, evitando um acidente. No vídeo abaixo é possível observar uma pane nas portas, onde usuários tentavam entrar. Depois disso a composição anda alguns metros até o acionamento do freio pelo operador.

Os trabalhadores abriram uma ocorrência na Comissão Permanente de Segurança (Copese) para investigar o que levou à falha.

No dia 29/9 uma falha no sistema de comunicação CBTC (neste caso a responsável é a Alstom) quase gerou um acidente grave, desviando um trem a aproximadamente 50 Km/h para uma via com outro trem parado. Nessa ocasião os operadores também foram responsáveis por evitar a colisão.

O governo Alckmin quer privatizar o transporte e retirar os operadores de trem, deixando apenas o sistema automático. Destacamos a importância dessa função e dos trabalhadores, responsáveis pelo transporte diário de milhões de usuários.