Solidariedade a Guilherme Boulos e MTST

São Paulo (SP), 25/06/2015 – Guilherme Boulos fala em frente ao MASP. Foto: Paulo Iannone/Sindicato

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, tem sido alvo de ataques de parlamentares dos partidos DEM e PSDB, que entraram com representação junto ao Ministério Público Federal pedindo sua prisão alegando incitação de violência e formação de milícia privada.

Consideramos estas ações uma ameaça aos direitos conquistados de organização e liberdade de expressão, garantidos pela Constituição Federal. As acusações se deram após Boulos declarar que “o Brasil pegaria fogo com greves e ocupações” caso o impeachment da presidente Dilma Rousseff se concretize.

Independentemente de opiniões favoráveis ou contrárias as de Guilherme Boulos, o que vemos é um evidente acirramento das lutas sociais, travadas pelos movimentos populares, e a tentativa de criminalização destes por parte de partidos conservadores, setores da mídia e do judiciário interessados no aprofundamento das restrições e ataques aos que lutam.

Esta é uma realidade que nós trabalhadores e o movimento sindical conhecemos há muito tempo. Em 2014 fizemos uma greve e fomos duramente punidos com a demissão de 42 companheiros e o pagamento de multa desmedida. O que está em jogo atualmente é a ampliação de um estado policialesco que visa reprimir mobilizações legítimas, como as de Boulos.

Contra a criminalização dos movimentos e das lutas populares!