Solidariedade aos trabalhadores chilenos!

Milhares de pessoas foram às ruas de Santiago, no Chile, no último sábado (18/1), vestidas de preto, para protestar em silêncio contra os abusos cometidos pela polícia para reprimir a maior crise registrada desde o fim da ditadura e pedir a renúncia do presidente do país, Sebastián Piñera.

Batizado como “Marcha contra a Repressão”, o protesto partiu da Praça da Itália, epicentro do movimento que abala o país desde outubro do ano passado e que continua até hoje, terminando no Palácio de la Moneda, sede do governo.

No local, os manifestantes taparam um dos olhos com as mãos, em homenagem às mais de 400 pessoas que sofreram ferimentos oculares causados por disparos feitos pelas forças de segurança.

Segundo o Instituto Nacional de Direitos Humanos, órgão independente do governo de Piñera, 27 chilenos já morreram durante os protestos e 3.649 ficaram feridos.

O protesto, convocado por diferentes organizações do país, percorreu as ruas de Santiago em silêncio, uma forma de homenagear as pessoas que morreram desde 18 de outubro. A multidão só foi fazer barulho em frente ao Palácio de la Moneda para pedir a saída do presidente.

Assim como vários sindicatos e trabalhadores de todo o mundo, também manifestamos nossa total solidariedade aos trabalhadores chilenos. O descontentamento do povo chileno com o governo continua e merece nosso apoio.