Sucateado e em processo de privatização, trens do metrô de Recife colidem

Na manhã de 18/2, dois trens da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) colidiram na estação Ipiranga, no metrô de Recife. Calcula-se que mais de 60 pessoas ficaram feridas e a linha Centro ficará sem funcionamento por tempo indeterminado para a realização de apuração.

Cerca de 400 mil pessoas utilizam a linha Centro da CBTU e devem ficar sem o transporte. Os metroviários de Pernambuco vêm denunciando os diversos problemas que envolvem o processo de privatização da empresa, como falta de equipamentos de sinalização, cabos e investimentos em recursos básicos para o funcionamento.

O sucateamento é parte do projeto de privatização que ocorre em função do decreto do Presidente da República e inclui a CBTU no Programa Nacional de Desestatização (PND). Além disso, o valor das tarifas terá um reajuste de 150%, indo de R$ 1,60 em 2019 para R$ 4 em março deste ano, prova das ações que objetivam a entrega do transporte público para empresas privadas.

Caso este tipo de política de sucateamento para privatizar continue, usuários estarão sob riscos de acidentes, que podem ser ainda mais graves e culminar em mortes no transporte público. Defendemos o fim das privatizações e mais investimentos no serviço público oferecido à população.