Todo apoio ao grafite e a arte das ruas

Quem estiver de passagem pela Radial Leste, uma das principais avenidas de São Paulo, poderá ver um mural de grafite que toma todo quarteirão entre as estações do metrô Tatuapé e Carrão. Ele foi feito por iniciativa de artistas e trabalhadores metroviários, associados ao Sindicato da categoria.

O prefeito João Doria (PSDB) está numa ofensiva contra os artistas que se manifestam nas ruas da capital. Diversos grafites estão sendo apagados, inclusive o maior mural da América Latina, na Avenida 23 de maio, foi pintado de cinza.

Grafiteiros, pichadores e artesãos estão sob a mira da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, em parceria com o governador Geraldo Alckmin. No dia 27 de janeiro o grafiteiro Mauro Neri, do Coletivo Imargem e Veracidade, foi detido arbitrariamente por pintar.

Após diversas manifestações a Justiça proibiu que Doria apague qualquer grafite sem autorização, podendo levar multa de R$ 500 mil por dia.

O Sindicato apoia toda manifestação cultural e artística do povo que, distante de galerias, expõe obras a céu aberto, democraticamente, para que todos possam admirar.