Trabalhadores da CBTU realizaram greve vitoriosa de 37 dias

Nos dias 3 e 4 de julho, em João Pessoa (Paraíba), os dirigentes dos Sindicatos que participaram da recente greve dos metroviários e ferroviários da CBTU realizaram um balanço da paralisação de 37 dias. 


Sindicalistas de Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), que realizaram a greve, e da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários), apontaram o movimento como vitorioso. Os metroferroviários conseguiram 4,5% de reajuste, horas extras de 100% e não desconto dos dias parados.
Foi o maior embate dos trabalhadores da CBTU contra o governo federal na história da categoria. É importante lembrar que, durante as negociações da Campanha Salarial 2012/2013, o fato que mais chamou a atenção foi o de que estaria reservada aos funcionários da CBTU e a todo o funcionalismo público federal uma política de congelamento de salários que deveria durar dez anos.

Durante a reunião, os representantes dos Sindicatos metroferroviários parabenizaram toda a categoria pelo grande empenho na greve. 

Os participantes do encontro de João Pessoa também decidiram organizar uma campanha unificada permanente por uma CBTU estatal e contra as PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Os Sindicatos também vão cobrar do governo federal um investimento mínimo de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor de transporte do País.