Trabalhadores do transporte público contra a privatização das bilheterias

Fórum em Defesa do Transporte Público promove audiência pública, na Assembléia Legislativa de São Paulo, denunciando o projeto que privatiza o sistema de arrecadação do transporte públicoA disposição de luta e unidade dos trabalhadores do setor de transporte público foi o destaque da audiência pública realizada no dia 26/08, pelo Fórum em Defesa do Transporte Público, Contra as Privatizações. Foi a primeira vez que metroviários, ferroviários e condutores se mobilizaram para organizar a luta pela garantia de seus direitos e da população, de uma forma geral.

A disposição de luta e unidade dos trabalhadores do setor de transporte público foi o destaque da audiência pública realizada no dia 26/08, pelo Fórum em Defesa do Transporte Público, Contra as Privatizações. Foi a primeira vez que metroviários, ferroviários e condutores se mobilizaram para organizar a luta pela garantia de seus direitos e da população, de uma forma geral.

 

Estes trabalhadores lotaram o auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), junto com militantes dos movimentos populares e parlamentares, com o objetivo de protestar contra a concessão dos serviços de arrecadação das tarifas do transporte público para a iniciativa privada (o que é uma privatização, disfarçada de concessão).

 

Motivação

 

Audiência pública realizada na Alesp, no dia 26/08/09, contra a privatização do sistema de arrecadaçãoPara todos eles, há concordância quanto à necessidade de facilitar a mobilidade dos cidadãos em todo o estado de São Paulo, integrando a forma de pagamento das tarifas do transporte público, já que cada município adota uma forma de pagamento (Bilhete Único, Bom, Bem Fácil).

 

Porém, também é unanime a contrariedade quanto à entrega deste serviço para a iniciativa privada.

Como bem definiu o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Wagner Gomes, “o Estado tem gente competente, sim, para gerir todo o processo e reverter o lucro deste negócio para o próprio Estado”.

 

Não precisam os governos estadual e municipal investir bilhões em blindagem das bilheterias e modernização de sistemas e equipamentos, para depois entregar tudo para a iniciativa privada.

Desta forma, o Estado está privatizando o lucro dos investimentos que fez, e é contra isso que o Fórum tomará todas as medidas políticas e jurídicas.

Demissões

O Fórum também defende a bandeira da garantia de direitos e da manutenção dos postos de trabalho de milhares de trabalhadores, que têm treinamento adequado e muita experiência para atuar no sistema, haja vista que a empresa que assumir o sistema de arrecadação do transporte público também será responsável pela contratação de pessoal para atuar nas bilheterias, por exemplo.

Liderança

O Fórum em Defesa do Transporte Público, Contra as Privatizações é formado pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo; Sindicato dos Ferroviários de São Paulo; Sindicato da Sorocabana (Sinfer); Sindicato da Central do Brasil; e Sindicato dos Condutores de São Paulo.

A iniciativa de realizar a audiência pública partiu deste Fórum, com apoio das bancadas do PCdoB, PT e PSOL na Alesp; e do deputado estadual Major Olímpio (sem partido).