Trabalhadores entregam relatório à Comissão da Verdade

Imagem vazia padrãoO Grupo de Trabalho (GT) "Ditadura e repressão aos trabalhadores, às trabalhadoras e ao movimento" entregou nessa segunda-feira (8/12) um relatório à coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Dra. Rosa Cardoso, sobre a perseguição aos trabalhadores durante o período da ditadura no Brasil, em um ato realizado no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

No relatório são apresentados diversos documentos e testemunhos que comprovam a participação de empresas envolvidas no golpe e manutenção de práticas de torturas e desaparecimentos na ditadura civil-militar.

 
Entre os principais pontos estão que "os trabalhadores e seu movimento sindical constituíram o alvo primordial do golpe de Estado de 1964" e "alterou-se a legislação econômica e trabalhista para viabilizar a superexploração dos trabalhadores e mais rápida concentração de capital".

O GT "Trabalhadores" contou com a participação de várias centrais sindicais, entidades e representantes do movimento sindical brasileiro na produção do relatório que será entregue à presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 10/12. A Procuradora Regional da República, Dra Eugênia Gonzaga, do Ministério Público Federal (MPF), também participou do evento e se comprometeu a "levar as denúncias levantadas pelo GT Trabalhadores da CNV ao MPF e estas serão distribuídas aos procuradores responsáveis nos locais onde os fatos ocorreram", afirma Gonzaga.

Imagem vazia padrão


Foi feita uma homenagem aos companheiros que participaram do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em 1964, o ferroviário Raphael Martinelli, o Comandante Paulo de Mello, Clodesmidt Riani e Alcídio Boano.