Trabalhadores exigem reunião sobre “quadro mínimo”

Nesta quinta-feira (28/7) uma comissão de funcionários da estação Sé, junto a representantes do Sindicato, esteve no CCO para solicitar uma reunião com o Gerente da GOP, Edvar. A reunião é para questionar o “quadro mínimo” de funcionários nas estações. O quadro mínimo aos domingos na estação Sé é de 6 funcionários. A criação do quadro mínimo não permite que o trabalho seja feito de forma decente, sobrecarregando os poucos funcionários que tem. A crise do quadro de funcionários está instalada em todas as estações.

O estabelecimento do quadro mínimo tem permitido que quando têm mais funcionários do que este número estabelecido, qualquer estação pode solicitar o envio de um funcionário e os supervisores estão obrigados a enviar. O problema é que o tal do quadro mínimo não permite que o serviço seja feito. Essa foi a “brilhante” (sic!) ideia que a Gerência de Operações teve para enfrentar o problema da falta de funcionários: um verdadeiro absurdo.

De alguns anos pra cá, o governo do estado está conseguindo sucatear cada vez mais o metrô. A avaliação da população sobre o metro está caindo e isso é resultado do não investimento de recursos públicos no metrô estatal. A estratégia privatizadora quer que a população associe serviço ruim com o fato de o metrô ser estatal, quando na verdade a linha privatizada tem um serviço muito pior.

Portanto, é extremamente correto que esse quadro mínimo seja questionado. Precisamos desenvolver ações como essa em todas as estações, e nos unir em torno da luta pela contratação de mais funcionários, pelo fim do decreto que veta as contratações e contra a privatização do metrô, começando pela luta na Linha 5. A reunião foi marcada para ser realizada na própria estação Sé, com dia e horário ainda a definir.

Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, é dia de luta. Vamos utilizar nossos coletes contra a privatização e exigindo mais funcionários nas estações e em ato no Capão Redondo, às 17h. Participe!