Trem que descarrilou foi reformado por consórcio investigado

Trem da Linha 3-Vermelha que descarrilhou em 5 de agostoNo dia 5 de agosto, um trem da Linha 3-Vermelha descarrilou entre as estações Marechal e Barra Funda. O acidente fez com que os usuários fossem penalizados mais uma vez. Somente à noite os trens voltaram a funcionar normalmente.

A composição que descarrilou é a K07 e faz parte da frota K, que está sendo reformada pelo consórcio MTTrens (composto pela MPE, TTrans e Temoinsa). Um dos inquéritos que correm no Ministério Público referentes ao esquema de pagamento de propinas aos governos do PSDB nos contratos envolvendo o Metrô e a CPTM diz justamente ao dano ao patrimônio público e improbidade administrativa causado por esses projetos de “modernização”.

No momento da ocorrência, além do risco de tombo dos carros, houve muitos estouros e fumaça devido ao curto-circuito gerado no local. O risco de morte para funcionários e usuários foi iminente.

No entanto, o Metrô se negou em realizar uma reunião extraordinária da CIPA da L-3 para debater as causas do descarrilamento.

Dossiê

O Sindicato elaborou um dossiê sobre esse grave acontecimento e o apresentará ao Ministério Público do Trabalho e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O modelo de gestão do metrô adotado pelos governos do PSDB é uma ameaça aos trabalhadores e usuários. Esse modelo deve e será denunciado e combatido.