WORKS a noite é MAIS PRECARIZAÇÃO! Precisamos de Abertura IMEDIATA de CONCURSO PÚBLICO!
Em 2023, o Metrô publicou um Edital de terceirização dos serviços de atendimento nas estações do Metrô. Essa atitude foi a gota d’água para deflagrar a greve unificada do Metrô, CPTM e Sabesp no dia 3 de outubro de 2023. A data da greve foi definida com base na data do pregão de terceirização das linhas de bloqueio.
Junto com a greve, também entramos com processo que, em um primeiro momento, conseguiu suspender os efeitos do pregão até que o processo fosse julgado. Em dezembro de 2023, houve o julgamento e a juíza entendeu que o contrato com a terceirizada – que depois todos soubemos que seria a WORKS – não era ilegal, pois a juíza acatou a tese do Metrô de que os serviços contratados não substituiriam os serviços dos OTM 1. O Sindicato recorreu dessa decisão e ainda não houve julgamento em segunda instância.
O Metrô alegou que a única função dos trabalhadores da WORKS seria atendimento aos usuários. No entanto, desde março deste ano, a WORKS começou a escalar funcionários para trabalhar no período noturno, quando não há usuários no Metrô. Essa atitude comprova a denúncia que o Sindicato fez desde o início: a terceirização das linhas de bloqueio veio para acabar com os postos de trabalho dos OTM 1.
Diante disso, o Sindicato está anexando ao processo a nova informação de que a WORKS está escalando e convocando pessoas para trabalhar à noite. Porque o argumento de que “era apenas para atender o usuário” cai por terra com a escala noturna da WORKS.
Além disso, vamos buscar todos os mecanismos de denúncia dessa forma de precarização do atendimento no Metrô, que é a privatização acontecendo por dentro da empresa. Inúmeros acidentes – inclusive fatais – nas estações do Metrô demonstram que esse tipo de serviço demanda treinamento e não pode ser precarizado como as empresas terceirizadas fazem.
A defasagem no nosso quadro de funcionários é alarmante e denunciamos isso ao longo de toda campanha salarial. É preciso imediata reposição da escala base na operação e abertura de concurso público.