1° Campeonato de Futebol de Campo Metroviários Unidos

Vai começar o 1° Campeonato de Futebol de Campo da categoria metroviária. A primeira rodada será realizada no dia 17 de março (sábado) no campo do Metrô Clube – área de lazer do PIT.
Dezesseis equipes, espalhadas em todas as áreas, estão inscritas para o torneio. Acompanhe!

Conheça abaixo o REGULAMENTO DO CAMPEONATO:


CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO 2012

REGULAMENTO:

ARTIGO 01
Serão aceitas inscrições das equipes que possuam apenas atletas METROVIÁRIOS, DEPENDENTES DE METROVIÁRIOS / FILHOS, FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS CONTRATADAS, TERCEIRIZADAS E JOVEM CIDADÃO.

ARTIGO 02
Serão aceitas inscrições no período de 01/02 á 20/02, mediante o pagamento da taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) por equipe, além da apresentação de uma lista contendo:

Se metroviário:

  • Nome e REG do metrô;
  • Se dependente de metroviário (incluso como dependente no metrô):
  • RG do metroviário e do dependente;
  • Se empresa contratada ou terceirizada:
  •  Nome, crachá e uma carta da empresa (terceira/contratada) contendo o local de trabalho e o carimbo do supervisor imediato no metrô;

*Todos as equipes devem apresentar uma declaração constando os nomes dos atletas, isentando o metrô clube e o sindicato, de qualquer responsabilidade por eventuais lesões, problemas de saúde, ocorridos durante as partidas

ARTIGO 03
As inscrições deverão ser feitas na secretária de esporte, lazer e cultura do Sindicato dos Metroviários, de segunda á sexta, das 11h30 ás 18h30;

ARTIGO 04

Cada equipe deverá inscrever no mínimo 15 (QUINZE) atletas e no máximo  30 (TRINTA) atletas, até a data do término das inscrições dia 20/02.

ARTIGO 05
Cada equipe deverá inscrever no mínimo 04 (quatro) atletas com idade igual ou superior á 35 (TRINTA E CINCO) ANOS de idade;
Todas as equipes devem obrigatoriamente manter no mínimo  03 (três) atletas de idade igual ou maior de 35 anos durante toda a partida.

*Caso alguma equipe não respeite a regra acima será penalizada com a defasagem correspondente de atletas ausentes.
*As equipes podem regularizar essa situação durante qualquer momento das partidas;

ARTIGO 06
Serão aceitas as inscrições de atletas com idade igual ou maior que 16 (DEZESSEIS ANOS), completos até a data do término das inscrições 20/02;
Os atletas menores de 18 (dezoito) anos, devem trazer declaração de autorização dos pais, para a realização de atividade física;

ARTIGO 07
Será DESCLASSIFICADA do campeonato, a equipe que apresentar para as partidas, atletas que não se enquadrem no ARTIGO 01.

ARTIGO 08
Será permitido até 11 substituições em cada partida.
As equipes devem OBRIGATÓRIAMENTE SUBSTITUIR 03 (TRÊS) ATLETAS NO INTERVALO das partidas, sendo que estes atletas que entraram NÃO PODERÃO ser substituídos, salvo em casos de contusão/lesão. A equipe que não tiver as 03 (três) substituições obrigatórias no intervalo, realizará as que estiver disponíveis.
Os demais atletas que substituir deverão permanecer no mínimo 10 minutos em campo, salvo em casos de contusão/lesão.
Cada atleta poderá se inscrever em apenas 01 (uma) equipe, caso seu nome conste em outras equipes, prevalecerá á inscrição na equipe onde jogou primeiro.

ARTIGO 09
O atleta que participou do campeonato por uma equipe que foi ELIMINADA/DESCLASSIFICADA, não poderá se inscrever em outra equipe.

ARTIGO 10
Qualquer pessoa que provocar tumulto, causando brigas com adversários, torcedores, árbitros, mesários ou terceiros e esteja participando do campeonato, independente da função que exerce na equipe que está inscrito (comissão técnica, atleta jogando ou torcendo na arquibancada, etc), será eliminada do campeonato e suspensa por 02 (dois) anos de todos os campeonatos organizados pelo sindicato ou Metrô Clube, em caso de agresão física responderá judicialmente por seus atos.

ARTIGO 11
As equipes não poderão usar uniforme do Sindicato/metrô clube (camisa, calção ou meia).
Quando da coincidência de cores no uniforme das equipes, o Sindicato/metrô clube emprestará camisas a 01 (uma) equipe, escolhida através de sorteio.

ARTIGO 12
Todas as equipes deverão estar em campo, prontas para a partida, no horário pré-determinado pela organização, devidamente uniformizadas, além de apresentarem um documento original com foto ao mesário, as equipes deverão apresentar a lista de atletas no máximo 10 (dez)  minutos antes da partida.
A não apresentação do documento citado, implicará na suspensão do atleta da partida;
É obrigatório o uso de caneleiras;

ARTIGO 13
O tempo da partida será de quarenta por quarenta (40 X 40) minutos, com 10 (dez)minutos de intervalo. Em comum acordo entre as equipes poderá ser realizado o “tempo técnico”.

ARTIGO 14
Haverá uma tolerância de 20 (vinte) minutos para iniciar apenas a 1ª partida, nas demais NÃO haverá tolerância alguma, ou seja, as equipes devem estar aptas para as partidas, contar do horário marcado na tabela do campeonato, passado esse tempo, a equipe atrasada será penalizada com W.O.
A equipe que não comparecer no dia da partida ou estiver com uma quantidade insuficiente de atletas  06 (seis) atletas de linha e 01 (um) goleiro para iniciar a partida, também será penalizada com W.O.

ARTIGO 15
A equipe que apresentar um atleta para disputar uma partida em condições irregulares (suspenso), será penalizada com W.O.

OBS: PARA O 1º W.O, SERÁ COMPUTADA DERROTA POR 06 X 00, PARA O 2º W.O, A EQUIPE SERÁ ELIMINADA DO CAMPEONATO, SE ISTO OCORRER, TODAS AS EQUIPES BENEFICIADAS PELO 1º W.O, TERÃO SEUS PLACARES REVERTIDOS PARA 02 X 00, CABE INFORMAR QUE, PARA FINS DE ARTILHARIA, OS GOLS MARCADOS PELOS ATLETAS NAS PARTIDAS CONTRA A EQUIPE QUE DEU W.O, CONTINUAM VALENDO.

ARTIGO 16
Em hipótese alguma, poderá haver veto a qualquer árbitro escalado para as partidas, isso só ocorrerá caso a comissão organizadora julgue necessário.

ARTIGO 17
As equipes não poderão cancelar nenhuma partida agendada (mesmo que em comum acordo com o adversário), para pleitear tal cancelamento, a equipe deve justificar o caso de extrema necessidade, mediante a apresentação de um recurso administrativo a comissão organizadora, no prazo mínimo de 72 (setenta e duas) horas de antecedência. Cabe salientar que, a comissão organizadora, tem total autonomia para decidir o encaminhamento sobre o recurso.

ARTIGO 18
Qualquer rodada da competição, poderá ser suspensa/adiada pela comissão organizadora, desde que, haja alguma atividade que está comissão julgue relevante.

ARTIGO 19
O atleta que receber 02 (dois) cartões amarelos ou 01 (um)  cartão vermelho,  estará automaticamente suspenso da próxima partida, observando-se que um cartão não elimina o outro, ou seja, o atleta que tiver 01 (um) cartões amarelos e em outra partida receber 01 (um) cartão amarelo  e 01 (um) vermelho, estará suspenso das 02 (duas) próximas partidas da sua equipe.

ARTIGO 20
Os cartões amarelos recebidos na fase classificatória, não serão computados para a fase eliminatória, exceto as suspensões.

ARTIGO 21
O atleta que receber 03 (três) cartões vermelhos estará automaticamente eliminado da competição.

*IMPORTANTE:
As datas e horários das partidas ficam á critério da comissão organizadora, cabendo a ela decidir sobre os melhores dias e horários para a realização das partidas.
Nos casos de desacordo com a tabela do campeonato, assim como, com qualquer item deste regulamento, as equipes devem protocolar recurso administrativo junto á comissão organizadora no prazo de 72 (setenta e duas) horas antes da sua próxima partida.

MODO DE DISPUTA
1ª FASE (CLASSIFICATÓRIA)
As equipes serão divididas em 04 (quatro) grupos e jogarão entre si, em turno único. Classificará  as duas equipes melhor colocadas em cada grupo.

2ª FASE (ELIMINATÓRIA)
As equipes classificadas na 1ª fase poderão completar ou trocar sua lista de atletas, no máximo até 72 (setenta e duas) horas antes do 1º jogo da 2ª fase;
As equipes se enfrentarão em jogo único.

*Em caso de empate haverá prorrogação de 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos, permanecendo o empate haverá 03 (três) cobranças de penaltês.

CRITÉRIO DE DESEMPATE:
1) PONTOS GANHOS
2) VITÓRIAS
3) SALDO DE GOLS
4) GOLS PRÓS
5) CONFRONTO DIRETO (somente no caso de empate entre  02 (duas) equipes)
6) SORTEIO

CONTAGEM DE PONTOS:
1) VITÓRIA= 03
2) EMPATE= 01
3) DERROTA= 00      ( W.O= 00 PONTOS)

PREMIAÇÃO:

  • Troféus para os três (03) primeiros colocados;
  • Troféu para o artilheiro, melhor goleiro;
  • Fardamento completo 18 (dezoito) camisas, calções e meias para os 03(três) primeiros colocados;


INICIO DO CAMPEONATO: SÁBADO 17/03/2012