25/11: Assembleia decisiva sobre o Acordo de Jornada!

Neste dia 25/11 vamos discutir a proposta formulada pelo Metrô para renovação do Acordo Coletivo da Jornada. No dia 19/11, o Metrô apresentou sua terceira proposta para o Acordo da Jornada. Apresentamos aqui uma versão resumida.

Operação: o Sindicato apresentou a proposta de substituição da escala 4x1x4x3 pela 4x2x6x4. O Metrô aceitou com algumas premissas.

A empresa manterá as jornadas de 36h e 40h. Com jornada diária de 9h08 para quem tem contrato de 40h e 8h15 válido para os turnos manhã, tarde e noite para quem tem contrato de 36h. Na proposta, os atuais trabalhadores da 4x2x4 continuam na escala, porém não haveria reposição.

De acordo com a proposta inicial do Metrô, os futuros funcionários seriam contratados com a intrajornada não remunerada de uma hora. O Sindicato reivindicou que não haja intrajornada de uma hora. A empresa aceitou a proposta para os novos funcionários, porém mantém para quem tem processo.

CCO – A princípio, a empresa manteve a proposta de alterar a escala dos futuros operadores. O Sindicato argumentou que não é possível uma jornada de 8 horas diárias e que devem ser mantidas as escalas atuais também para os futuros operadores. O Metrô acatou a proposta do Sindicato com jornada de 6 horas.

Manutenção – A empresa propôs a substituição da 4x1x4x3 no Restabelecimento do CCV pela 4x2x6x4. Em relação às outras áreas da Manutenção, a empresa manteve as propostas anteriores. Sindicato reafirmou que não quer a 5×2 no Restabelecimento e na Corretiva.

A empresa não acatou a proposta do Sindicato de implementação de intrajornada de meia hora onde são praticados os turnos matutino e vespertino.

GTI, GRI e GRH – Empresa manteve as propostas anteriores, que não atendem os trabalhadores. Sindicato quer implantação de jornadas nos mesmos critérios utilizados na GOP e GMT.


Desvio de função na Corretiva

No dia 14/11 o Sindicato enviou carta ao Metrô solicitando esclarecimentos sobre a alteração de atribuições e responsabilidades dos Técnicos da Corretiva.

No entanto, na última segunda-feira (18/11) o Metrô iniciou um treinamento de operação de trem para um grupo de técnicos da Corretiva e supervisores. O Sindicato esteve presente no início do treinamento e conversou com os trabalhadores sobre as consequências desta posição da empresa que tem o objetivo de substituir os Operadores de Trem nas manobras dos pátios.

Ao ser cobrada na mesa de negociação do Acordo de Jornada, a empresa se comprometeu a encaminhar ao Sindicato uma resposta oficial sobre os objetivos deste treinamento.

Participe da assembleia na próxima segunda (25/11), às 18h30 no Sindicato.