Ferroviários argentinos APOIAM PLEBISCITO CONTRA PRIVATIZAÇÕES

Os trabalhadores ferroviários da Argentina enviaram uma CARTA DE APOIOA AO PLEBISCITO e a LUTA UNIFICADA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES. Veja o conteúdo abaixo:

“Ao comando de organização da greve geral do transporte sobre trilhos

Nós, do Corpo de Delegados de Sarmiento e da Direção da União Ferroviária Seccional Oeste, enviamos nossa mais ampla solidariedade ao processo de mobilização que vem sendo desenvolvido contra a tentativa de privatização e o processo de terceirização de empresas públicas por parte do governo de São Paulo.

O projeto de aprofundamento das privatizações de ramais ferroviários, linhas subterrâneas e a empresa fornecedora de água, Sabesp, significa um alto prejuízo não apenas para os trabalhadores do setor, mas aos usuários que utilizam esses serviços. Os inconvenientes que estão sendo gerados pelas terceirizações levadas a cabo já demonstram a falência desse projeto. Na maioria das vezes, esses projetos envolvem atos de corrupção e de favorecimento a determinados grupos econômicos, como vocês denunciam no caso da acumulação de contratos por parte do Grupo CCR.

Na Argentina, sofremos várias consequências com a privatização da ferrovia durante o governo peronista de Carlos Menem, na década de 1990. A falta de investimentos por parte de empresas privadas favorecidas nas concessões piorou o serviço e chegou a produzir graves acidentes, com perdas de vidas humanas, como foi a Tragédia de Once (estação terminal da linha Sarmiento) em 2012, na qual morreram 52 pessoas e quase 800 ficaram feridas. Foi o resultado da criminosa falta de manutenção por parte da empresa concessionária corrupta, algo que nosso sindicato vinha denunciando sistematicamente, sem ser escutado pelo governo.

Por tudo isso, expressamos nosso firme apoio às medidas que vocês vêm adotando, como o Plebiscito Popular para coletar um milhão de assinaturas, que já tem grande aceitação por parte do público usuário dos serviços. Assim como o planejamento de uma greve geral entre as organizações sindicais dessas empresas. Estaremos atentos a essas medidas, sendo solidários com as mesmas e nos colocando à disposição de sua luta. Somos conscientes de que somente uma grande mobilização será capaz de reverter a decisão nefasta do governador Tarcísio de Freitas, responsável pelos inconvenientes e as consequências que podem ser ocasionadas por este processo de privatização contra a vontade das e dos trabalhadores e das e dos usuários dos serviços.

Força, companheiras e companheiros na luta contra a privatização!

Nossa mais ampla e irrestrita solidariedade com sua luta!

 

Rubén “Pollo” Sobrero

Edgardo Reynoso

Corpo de Delegados – Comissão de Reivindicações

Comissão Executiva – Seccional Grande Buenos Aires As Oeste

Linha Sarmiento

Buenos Aires, 18 de setembro de 2023″