2º dia do Congresso teve debates sobre cenário internacional e nacional dos metroviários

O segundo dia do 13º Congresso dos Metroviários (11 de dezembro) apresentou discussões sobre a atualidade dos metroviários brasileiros e também de outros países.

Em primeiro lugar falaram os metroviários estrangeiros. O primeiro orador foi Roberto Pianelli, secretário-geral do Sindicato dos Metroviários de Buenos Aires (Argentina). Pianelli declarou que hoje não existem trabalhadores terceirizados no metrô de Buenos Aires. Ele afirmou que essa vitória decorreu de um amplo processo de lutas. Ressaltou que somente a redução da jornada de trabalho é capaz de evitar a diminuição dos postos de trabalho provocada pelo avanço tecnológico.

Claudia Montoya, presidente do Sindicato dos Metroviários de Medellín (Colômbia) foi a segunda oradora. Claudia lamentou que a terceirização avança com força no metrô de Medellín, apesar do combate sindical. “Terceirização é miséria”, declarou. “Por isso, é importante a solidariedade aos terceirizados”.

Na sequência falaram Roberto Guerrero (diretor do Sindicato dos Metroviários da Cidade do México), Antonio Rus (delegado sindical do sindicato Solidaridad Obrera de Madri, Espanha) e Idoia Navarro Royo (secretária-geral do Sindicato Solidaridad Obrera de Barcelona, Espanha).

Depois dos estrangeiros falaram Gustavo Machado (técnico do Ilaese) e metroviários de outros estados, de forma remota. Gustavo Machado mostrou algumas informações que constam da cartilha “O Colapso do Modelo Rodoviário no Brasil e a Necessidade de um Novo Plano de Mobilidade Urbana Baseado nos Trilhos”. A cartilha foi editada pela parceria Ilaese e Fenametro (Federação Nacional dos Metroferroviários).

Após Machado, discursaram Cassiano (metroviário do Distrito Federal e diretor da Fenametro), Carmen (metroviária de Porto Alegre-Rio Grande do Sul e diretora da Fenametro) e Alda (metroviária de Belo Horizonte-Minas Gerais e diretora da Fenametro). De forma virtual, falou Celso Borba (presidente da Fenametro).

Na parte da tarde foram realizadas as discussões em grupos.