8M e a LUTA das Mulheres Trabalhadoras

Diversas histórias permeiam a criação do Dia Internacional da Mulher. O incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, onde cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, em 25 de março do mesmo ano, marcou a trajetória da luta das trabalhadoras, porém, desde o final do século 19, organizações femininas dos movimentos operários protestavam em vários países da Europa, Estados Unidos e Brasil

Em 1909, as norte-americanas organizaram o primeiro Dia da Mulher da história. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, mais de 17 países aprovaram a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. No Brasil, em 1910, a professora baiana Leolinda Daltro fundou o Partido Republicano Feminino e, doze anos depois, Bertha Lutz deu início à Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Mas foi em 8 de março de 1917, que aproximadamente 90 mil operárias de São Petersburgo, na Rússia, manifestaram-se contra as más condições de trabalho e a fome, em um protesto conhecido como “Pão e Paz”, que a data consagrou-se.

FAÇA PARTE DO 8M!

Por isso, as metroviárias do estado de São Paulo somam-se novamente à luta neste 8 de março e vamos às ruas pela vida das mulheres, por um Brasil sem machismo, racismo, LBTfobia e fome. Bolsonaro nunca mais!