Aposentadoria Especial: Sindicato entrará com Ações Coletivas

Cerca de 50 pessoas compareceram às reuniões realizadas no Sindicato, no dia 25/2, para discutir o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Infelizmente, o Metrô vem preenchendo de forma incorreta o PPP, prejudicando os metroviários que solicitam a Aposentadoria Especial e diminuindo os valores dos benefícios.

Foi decidido nas reuniões que o Sindicato solicitará da empresa todos os laudos que embasaram o preenchimento dos PPPs. Caso o Metrô se recuse, vamos exigi-los judicialmente. O Sindicato entrará com uma Ação Coletiva contra o apontamento no PPP de percentuais de tempos de exposição à periculosidade, o que gera o indeferimento do benefício no INSS.

Também foi deliberado que serão realizadas reuniões nos locais de trabalho para levantamento de informações sobre os agentes agressivos em cada função e de provas como PPPs favoráveis, processos onde houve laudo no local de trabalho e companheiros que conseguiram a Aposentadoria Especial. Com base nesses levantamentos, o Sindicato também ajuizará Ações Coletivas por áreas e carreiras.