NOTA SOBRE A MOBILIZAÇÃO DOS MOTORISTAS DO OPS

Metrô pune motorista de VTR do OPS

Recentemente, o Metrô puniu um AS motorista, da base de TIS, que se envolveu num acidente com a viatura, enquanto transportava painéis balísticos ao CCO. Sem consultar o funcionário e de forma arbitrária, a empresa o responsabilizou e o obrigou a arcar com a quantia de R$ 1.500,00 (parcelado em 10x). Os ASs de TIS se revoltaram com tal decisão e estão se mobilizando contra esta punição, com os motoristas se recusando a assumir a VTR.

O Sindicato apoia esta luta e convoca todos os motoristas de todas as bases a participarem desta mobilização contra a arbitrariedade da empresa, que mais uma vez pune o funcionário como solução para os problemas.

Departamento do OPS: para ajudar o AS, é omisso. Mas para defender a empresa…

Quando questionado, o OPS explicou que esta decisão foi da GSI, gerência responsável por avaliar as ocorrências com as VTR's do OPS e MTS, deixando claro que não cabia à esfera do Departamento. Entretanto, assim que os ASM I de TIS começaram esta mobilização e o Sindicato informou ao SG do trecho desta iniciativa, o OPS, de imediato, começou sua prática de pressão contra os motoristas. Convocou os mesmos para uma reunião no CCO, explicando a posição do Departamento, deixando claro as obrigações e consequências da recusa em assumir a VTR pelos ASs. Reunião que o OPS boicotou a presença do Sindicato, alegando “não ser um assunto pertinente à entidade”. Uma descarada tentativa de pressionar os funcionários para que desistam desse movimento. Para infelicidade do OPS, os ASs não se intimidaram e permanecem na mobilização.

Essa é só mais uma demonstração de que o OPS, para defender o AS, é omisso e inerte, mas para defender a empresa e pressionar os funcionários, é de uma proatividade e atitude invejáveis para os outros Departamentos.

Viaturas: muita responsabilidade para pouco respaldo

Estes problemas com as VTRs não são de hoje. Além do pagamento de um valor irrisório para o tamanho da responsabilidade de assumir a viatura, muitos motoristas já tiveram problemas com multas e ocorrências as quais foram obrigados a arcar sem sequer terem o direito de se explicar ou se defender. Na campanha salarial passada, expomos a proposta do adicional motorista ser uma porcentagem fixa do salário (10%, por exemplo), como forma de melhor remunerar o funcionário. Pretendemos debater novamente este tema. Além disso, exigimos uma reunião com a GSI e OPS para rediscutir estes critérios de avaliação de ocorrências com a VTR, a fim de evitar estas punições unilaterais e injustas que só prejudicam o metroviário.

– Pela Retirada imediata da punição ao motorista de TIS!

– Reunião entre a GSI, OPS e Sindicato sobre as VTRs!

REUNIÃO COM OS MOTORISTAS SEGUNDA-FEIRA (17/03) ÀS 10h30 E 15h30 NO SINDICATO. COMPAREÇAM!