Assembleia aprova GREVE em 24/10

Reunida em assembleia (19/9), a categoria aprovou uma campanha de mobilização e lutas contra as tentativas de desmonte do metrô público e as diversas investidas contra os trabalhadores. Ocorrerão setoriais, reuniões, manifestações e GREVE.

O leilão da Linha 15-Prata, que ocorreria em junho, foi adiado para novembro. Defendemos o cancelamento do leilão dessa linha e também a revogação das privatizações das linhas 4, 5 e 17. Ao longo dos anos ficou provado que a entrega das linhas só gera lucro para empresas privadas e prejuízos à população e funcionários.

O Metrô tem praticado uma série de medidas que visam retirar os direitos e conquistas da categoria. Terceirização de bilheterias e de postos na manutenção, transferências compulsórias e movimentações, tentativas de acabar com a escala-base para todos da Operação, atacando uma conquista histórica da categoria. Ninguém deve aceitar trabalhar no “cedão” e “tardão”. Além disso, falta de resolução das pendências da Campanha Salarial, da equiparação, os planos de reestruturação entre outros são exemplos das ações que atingem os trabalhadores.

Funcionários de todas as áreas demonstram a insatisfação e disposição para lutar e resistir aos ataques da empresa e do governo estadual. Nas setoriais serão discutidos os ataques e ações, a data da próxima assembleia e a construção da greve contra a privatização e a terceirização.

É fundamental a unificação das lutas e a participação de todos na defesa do emprego, dos direitos e do transporte público, estatal e de qualidade!


Calendário de lutas:

  • Suspensão do uso do colete refletivo pelos ASMs
  • Retirada de uniforme na semana da greve
  • Uso de adesivo da campanha na Operação no dia 26/9
  • 26/9 , quarta-feira, ato unificado de toda a categoria a partir das 9h30, na
    estação Sé, com ida ao Edifício Cidade II onde acontecerá reunião com o DO
  • Setoriais e a formação das Comissões Sindicais de Base (CSB) que ainda não estão ativas
  • Criação de uma campanha contra o assédio a funcionárias
  • 24/10 GREVE