Aumento de falhas no metrô é responsabilidade dos governos do PSDB em SP

Os jornais Agora e Folha de São Paulo publicaram nessa segunda (23/7) reportagem sobre o aumento no número de falhas notáveis no metrô, que chegou a 44 neste ano nas linhas da gestão pública (ao todo são 67 estações, considerando ainda a operação da Linha 5), e 16 ocorrências na Linha 4 – Amarela, administrada pela iniciativa privada.

A matéria, no entanto, não deixa claro que, proporcionalmente, a Linha 4 (privada) tem mais falhas que as outras linhas. Ela tem apenas 9 estações e iniciou operação em 2010. Em comparação, a Linha 1 – Azul conta com 23 estações e sua operação teve início em 1974. Também não é dito que a operação das Linhas 5 e 15 foram entregues à iniciativa privada, sendo várias estações inauguradas às pressas neste ano pelo ex-governador e candidato à presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin.

Os consecutivos governos do PSDB no Estado de São Paulo tentam provocar o desmonte do metrô público, com a degradação e o sucateamento do transporte. Falta de investimentos, privatizações e terceirizações, desvios de recursos e atrasos nas obras são exemplos do desserviço à população causado pelos tucanos em mais de duas décadas no estado.

A resistência dos trabalhadores e o esforço na prestação de um serviço de qualidade à população fazem com que o metrô seja ainda um dos melhores serviços prestados em todo o País. Além disso o conhecimento e tecnologias desenvolvidos pelos metroviários são utilizados em metrôs de vários estados brasileiros e países.