Codec aprova o Plano de Carreira dos metroviários

O Codec aprovou o plano de carreira dos metroviários, e o seu conteúdo será divulgado à categoria depois da assinatura do governador. De acordo com o compromisso firmado pela empresa ao final da Campanha Salarial, o prazo para sua apresentação é 14/09. Estas informações foram passadas ao Sindicato pelo Metrô, o que não significa que a luta pelo plano de carreira acabou! Se as reivindicações da categoria não tiverem sido atendidas, a pressão continuará!

Hoje, não temos como contar a história das lutas e conquistas dos metroviários sem falar do plano de carreira! Há anos esta reivindicação tem sido motivadora da realização de diversos atos e manifestações, além de ter sido incluída nas pautas de reivindicações e debatida nas reuniões com a empresa em inúmeras campanhas salariais.

Há anos a categoria está mobilizada para alcançar este objetivo, e, por isso, a elaboração do plano de carreira dos metroviários pela empresa e aprovação pelo Codec representa o êxito da primeira etapa da luta pelo direito ao crescimento profissional!

Agora, resta à categoria, mobilizada junto com o Sindicato, conhecer o teor deste plano e continuar pressionando para que ele seja um plano justo, com critérios de promoção objetivos e transparentes.

O esboço é o final?

Em assembleia realizada no dia 04/09/08 a categoria rejeitou o esboço do plano de carreira apresentado pela Cia., porque ele limitava o desenvolvimento profissional dos metroviários e estabelecia métodos subjetivos de avaliação, como o skillo.

Com isso, o Sindicato enviou correspondência à empresa formalizando a decisão da categoria e apontando diversos itens a serem incluídos no plano, e outros que deveriam ser excluídos, com o objetivo de, efetivamente, dar chances de ascensão profissional aos metroviários.

A categoria realizou várias manifestações para reforçar as suas reivindicações e pressionar para que elas fossem atendidas, e este esforço não será em vão.

Se estas reivindicações não tiverem sido atendidas, o plano será rejeitado parcial ou integralmente, e a luta continuará até a conquista de um plano que contemple a categoria, com critérios claros e objetivos, e assegurando desenvolvimento profissional dos metroviários em todas as áreas.