Depredação e vandalismo no Metrô

Novamente aconteceram vários atos de vandalismo no Metrô. Desta vez, durante a comemoração do centenário do Corinthians no Anhangabaú, na noite de terça-feira, 31/08. Torcedores provocaram uma verdadeira balbúrdia na estação GBU, com direito a depredação de lixeiras, cancelas, painéis, extintores, câmeras, etc. A desordem prosseguiu noite adentro, culminando com dezenas de trens danificados. Felizmente não houve registro de casos de agressão aos metroviários.

A importância do trabalho desenvolvido pelos funcionários da estação e pelo Corpo de Segurança é redobrada em dias de eventos como este, porém, é preciso reavaliar a condição de risco a que estes metroviários e toda a população foram submetidos, novamente. É preciso haver melhor planejamento das estratégias, para evitar ocorrências como estas!

A falta de quadro, principalmente no turno noite, é uma preocupação constante do Sindicato, que há muito tempo denuncia esta situação, e que continuará pressionando a empresa para que sejam tomadas medidas coerentes pela garantia da segurança dos metroviários e usuários, contra a depredação do patrimônio público.

Cipa
Os problemas que envolvem a ação dos torcedores no sistema metroviário foi tema de debate em reunião extraordinária da CIPA, assim como aconteceu recentemente.

É preciso que o Metrô seja integrado em todas as discussões sobre a realização de eventos, e que os organizadores dos mesmos também sejam responsabilizados pelos prejuízos por ele causados.