Concurso público, já! Grave incidente na estação Trianon

Metrô precisa contratar mais funcionários. A responsabilidade pelo incidente é da empresa e do governo estadual, que não contratam funcionários

Na quinta-feira (1º/9), às 8h30, uma passageira com deficiência visual caiu nos trilhos da estação Trianon-Masp, quase foi atingida por uma composição em movimento, teve ferimentos e precisou ser hospitalizada.

Magda de Sousa Paiva, a passageira que caiu na via, utiliza de forma rotineira o metrô. Seu marido, em uma entrevista ao site Diário do Transporte, reconheceu a falta de funcionários no sistema e não responsabilizou os trabalhadores do metrô pelo incidente. A empresa, no entanto, declarou à imprensa que a o acidente foi motivado por falha humana na comunicação.

Mesmo que o acidente não tenha sido provocado diretamente pela falta de funcionários, este é um problema sério que existe já há alguns anos e exige uma solução rápida do governo estadual. O Sindicato tem denunciado com frequência essa situação e reivindicado a contratação de funcionários, por meio de concurso público.

Tornou-se rotina ver postos de trabalho sem funcionários. E os poucos funcionários que atuam nas estações estão ficando doentes devido ao acúmulo de funções. Há tempos o Metrô vem reduzindo o número de trabalhadores e trabalhadoras e não implementa uma política de reposição de empregados.

O governo estadual tem a obrigação de contratar funcionários para o metrô, por meio de concurso público, e de forma urgente. E a empresa deve parar com essa prática nefasta de não assumir suas responsabilidades, punindo um funcionário injustamente.

 

  • Pela contratação imediata de funcionários, por meio de concurso público!
  • Pela retirada de qualquer punição aplicada a metroviário!