Conpresp abriu processo de tombamento da sede

No final de maio, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) decidiu, por unanimidade, abrir processo para tombamento da sede do Sindicato dos Metroviários e das Metroviárias de São Paulo.

Considerando a sua relevância histórica, arquitetônica, social e cultural, os (as) conselheiros (as) decidiram também dar um prazo de 60 dias para que o Departamento Preservação Histórica (DPH) realize um estudo aprofundado, que servirá de base para uma decisão final do Conpresp.

A audiência para apreciar o início do processo de tombamento no Conpresp foi provocada por uma iniciativa do Ministério Público, como parte de um inquérito civil que está questionando todas as vendas de imóveis promovidas pelo Metrô, por colocar em risco o patrimônio ambiental e histórico de São Paulo.

O Sindicato acompanha com bastante atenção o processo de tombamento da sede e continua defendendo sua posição de que a sede é um patrimônio histórico da classe trabalhadora na cidade de São Paulo e deve ser preservado.