Sindicato pede ao site metrocptm que publique informações corretas sobre sede

No dia 8 de junho de 2022 fomos surpreendidos por matéria divulgada pelo site metrocptm, disponível neste link: https://www.metrocptm.com.br/dona-do-terreno-da-sede-do-sindicato-dos-metroviarios-propos-acordo-a-entidade-em-fevereiro/, assinada pelo jornalista Ricardo Meier.

A surpresa se deu porque a matéria se refere a um acordo entre as partes, mas uma das partes, o Sindicato dos Metroviários, não foi ouvida. E ao não proceder a este item básico da divulgação de informações, que é o de ouvir as informações de todas as partes, cai no erro de passar informações equivocadas. Em tempos de combate às fake news, entendemos que este procedimento é importante.

A matéria diz que “A entidade sindical, no entanto, está tentando tombar o imóvel junto ao Conpresp (órgão municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural) para impedir o uso do terreno pela Porte.” Não é verídica a informação que a entidade sindical está tentando fazer isso. Esse processo foi aberto pelo próprio Conpresp, a pedido do Ministério Público, como parte de um inquérito civil, que está questionando todas as alienações promovidas pelo Metrô, por colocar em risco o patrimônio ambiental e histórico da cidade.

Só tomamos conhecimento de que o tombamento de nossa sede estaria na pauta do Conpresp apenas três dias antes do dia 30 de maio, quando ocorreu a discussão e decisão de abertura do processo de tombamento.

De uma informação equivocada, vem uma afirmação absolutamente descabida que é a de que nosso objetivo seria prejudicar os planos da construtora, como é afirmado no texto.

A campanha do Sindicato em defesa da sua sede teve início desde que tomamos conhecimento do edital de venda do terreno, ou seja, quando nem imaginávamos quem venceria o leilão. Parte desta campanha se materializou na elaboração de dois projetos de lei, um na Assembleia Legislativa de São Paulo e outro na Câmara de Vereadores, que visam o tombamento da sede do Sindicato. A elaboração desses projetos foi sim iniciativa da entidade sindical junto a parlamentares aliados dessa luta. Porém, a abertura do processo no Conpresp não foi iniciativa do Sindicato.

Naturalmente, a abertura deste processo nos chamou a atenção, porque ela remeteu à nossa argumentação de que a sede do Sindicato é um patrimônio histórico da classe trabalhadora na cidade de São Paulo. Seria incoerente com toda nossa luta pela sede que não déssemos atenção a esse processo, mesmo tendo tido conhecimento do tema apenas três dias antes da realização do debate no Conpresp.

Portanto, nosso objetivo é dar força para a argumentação que defendemos desde antes de saber qual empresa venceria o leilão. Foi feito um pedido ao jornalista Ricardo Meier para que essas informações sejam veiculadas pelo site, para que o mesmo não caia no descrédito de mau jornalismo ou fake news.