Contra demissão, metalúrgicos da Volks do ABC anunciam greve

Oitocentos trabalhadores da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), receberam cartas da empresa com o anúncio de demissão. Na manhã da terça-feira (6), em assembleia, a categoria aprovou greve por tempo indeterminado, como forma de resistência e protesto contra a dispensa.

A notificação foi recebida pelos metalúrgicos entre sábado e segunda-feira, com a orientação de que comparecessem no local de trabalho nesta terça-feira. Outros 11 mil metalúrgicos também receberam telegramas, com conteúdo diferenciado, que alertava para “início imediato de ações de adequação de efetivo” e que a “primeira etapa será anunciada em 6/1/15”.

Outra empresa da região, a Mercedes Benz, demitiu 244 metalúrgicos que estavam em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho).

Manifestamos nossa total solidariedade aos companheiros em greve. As montadoras de veículos receberam subsídios do governo e apenas nos últimos oito anos remeteram para fora do país cerca de 10 bilhões de dólares. E agora, na primeira manifestação de crise da venda de carros, jogam o problema nas costas dos trabalhadores. A demissão é expressão da ganância dessas multinacionais.