Contra o aumento das passagens e os ataques aos trabalhadores

O ano de 2015 mal começou e o povo já sofre com seus patrões e governantes. Na próxima terça (6/1) as passagens de ônibus, trem e Metrô terão um reajuste de 16,67% indo para R$3,50. Como contrapartida para o aumento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador Geraldo Alckmin prometem a tarifa zero para estudantes.

Isso é fruto dos protestos que levaram milhões de pessoas às ruas em 2013, porém ainda há dúvidas de quem serão os beneficiados, pois após terem anunciado as alterações existem rumores que sejam atendidos apenas alguns estudantes.

Junto ao pacote veio a indigesta notícia de quem vai pagar a conta do aumento e das manobras: os trabalhadores. A prefeitura anunciou que estuda seriamente retirar os cobradores de ônibus de duas funções, após a Câmara Municipal ter aprovado alteração na lei de 2001 que exigia a presença de dois funcionários a bordo do ônibus. Isso seria uma grande perda para estes companheiros (aproximadamente 20 mil trabalham na função).

Essa é uma realidade que conhecemos muito bem. Ao longo dos 40 anos de mobilização da categoria já sofremos diversas vezes ataques, como nos casos em que companheiros foram demitidos por manifestações e greves, todas justas e legais. Em 2014 fizemos uma grande mobilização que levou à paralisação por cinco dias. Isso provocou a ira do governador Alckmin que prontamente demitiu 42 metroviários. Logo foram emitidas liminares concedendo a reintegração de 35, mas que com a pressão do governo foram  revogadas assim que foi dado certo a reeleição do tucano.

Independente de quem esteja no comando, os principais responsáveis pelo sofrimento cotidiano da população são os governos em conluio com empresários gananciosos na esperança de extrair maiores lucros. Por isso mais uma vez nos somamos às forças populares e movimentos sociais contra estes ataques. Manifestamos nosso apoio ao Movimento Passe Livre que já convocou novos protestos, a começar pela próxima sexta-feira (9/11), às 18h, no Teatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo). 

Contra o aumento das passagens!
Em defesa dos cobradores de ônibus!
Pela Readmissão dos Metroviários já!