Em Defesa da Petrobras!

No último dia 19, sexta-feira o Sindicato dos Metroviários participou do ato público organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais em defesa da Petrobras, da soberania nacional e por uma nova lei do petróleo, que reuniu mais de 3 mil manifestantes na Av. Paulista.

Durante o ato diversas lideranças criticaram a instauração CPI da Petrobras no Senado e a Lei 9478, aprovada no governo FHC, que instituiu os leilões para as empresas estrangeiras explorarem as riquezas petrolíferas brasileiras.

A defesa da Petrobrás é prioridade para o povo brasileiro e o movimento sindical, que deve lutar para que a empresa se mantenha nas mãos do Estado. “Não vamos deixar que uma das maiores estatais da América do Sul caia nas mãos do capital internacional, disse o presidente do Sindicato Wagner Gomes.

A CTB defende a suspensão dos leilões até a definição de um novo marco regulatório, reivindica o controle majoritário das ações preferenciais que hoje está em torno de 65% nas mãos do capital privado, basicamente estrangeiro, e quer que a Petrobras seja uma empresa 100% estatal para controlar a exploração e o destino dos lucros obtidos com o pré-sal.