GOP: avanços nas reivindicações

O Metrô se comprometeu a retirar a proposta de Plano de Carreira que tramita no Codec (Conselho de Defesa dos Capitais do Estado), com o objetivo de unificar as famílias "estação" e "movimento". Com isso, as movimentações poderão ocorrer dentro de uma única família, possibilitando a ascensão profissional dos metroviários que estão em cargos base.

Este é o resultado da reunião realizada entre o gerente de Recursos Humanos, Fábio Nascimento, integrantes da GOP, OPE, OPC e RHT, diretores do Sindicato e a comissão de AEs, no dia 20/08, no Edifício Cidade II.

Embora tenha avançado, demonstrando a disposição de unificar as famílias "estação" e "tráfego", a empresa afirmou que não será possível suspender o concurso externo para contratação de cerca de 80 OTs, por conta da urgência da admissão de funcionários para reposição de quadro no tráfego.

Em contrapartida, garantiu que este será o último concurso para o cargo de OT, bem como que as próximas contratações por meio de concurso público serão somente para os cargos base da GOP, conforme reivindicação do Sindicato.

Encaminhamentos
O Metrô enviará correspondência ao Sindicato formalizando a proposta feita na reunião, e, posteriormente, agendará novo encontro com o Sindicato para apresentar a sugestão acabada de reestruturação do Plano de Carreira, além dos critérios para a progressão profissional.

O Sindicato realizará setoriais nas áreas para esclarecer as modificações que serão feitas no plano de carreira, e desde já esclarece que não concorda com a realização deste concurso para OTs. Contudo, avalia positiva a disposição da empresa de modificar o plano de carreira que já estava no Codec, o que possibilita a progressão profissional dos metroviários que estão em cargos base.

Salienta ainda que reivindica a unificação das três carreiras (AE, AS e OT), por entender que é possível haver ascensão profissional em todos os cargos disponíveis, em uma mesma gerência.