Linhas 4,5 e 17: Começam as negociações

No dia 1º/2, na sede do Sindicato, ocorreu a 1ª reunião de negociação entre os representantes da empresa e os representantes dos trabalhadores. A empresa esclareceu que, apesar de já ter analisado a Pauta de Reivindicações, ainda não elaborou uma resposta e que, em breve, um ofício da Via Mobilidade será enviado ao Sindicato com a contraproposta

O Sindicato insistiu na necessidade de avançar nas negociações para que o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) seja assinado antes da data-base, de forma a não gerar atrasos nos pagamentos dos reajustes e benefícios conquistados. Conseguimos também negociar com a empresa o compromisso para a ultratividade do ACT atual, o que é muito importante, porque garante a vigência do acordo atual até que o próximo seja assinado.

Uma nova reunião de negociação foi marcada para o dia 15/2, no Pátio Vila Sônia. Nessa reunião serão discutidas todas as claúsulas da Pauta e teremos uma resposta mais objetiva do caminho que as negociações vão seguir.

 

Por melhores salários e benefícios

Apesar da ViaMobilidade ainda não ter feito uma contraproposta, o Sindicato fez questão de frisar que considera os salários e benefícios da companhia muito abaixo do que consideramos adequado para uma categoria que tem a responsabilidade de transportar milhares de pessoas por dia na cidade de SP. Além do ACT atual ser muito inferior ao do Metrô estatal, ele também não é compatível com outras categorias metroviárias em outras cidades do país.Os esforços do Sindicato são direcionados para que os metroviários das empresas privadas tenham os mesmos salários e direitos que os do metrô estatal.

Além de reivindicar aumento acima da inflação nos salários e benefícios, também reclamamos do valor baixíssimo pago pela ViaMobilidade para a cesta básica (vale-alimentação). O valor desse benefício não é compatível com o porte da empresa e muito menos com os custos reais de uma compra no supermercado. Afinal, R$ 50 reais não enche nem uma sacolinha.