Metrô: Operação “Embarque Melhor” é estratégia frustrada

operacaose2Não vingou a ideia do Metrô e governo Serra para melhorar o embarque dos usuários na Linha 3 – Vermelha. Foram necessários apenas 25 minutos para que fosse abortada a estratégia de contenção de milhares de usuários antes da plataforma, para que apenas um grupo de aproximadamente 30 pessoas embarcasse por cada uma das portas dos trens.

Mesmo com aproximadamente 200 funcionários, incluindo Agentes de Estação, coordenadores e Jovens Cidadãos, constatou-se que é praticamente inviável conter o fluxo de usuários nas plataformas da forma como foi proposta, porém, o Metrô insiste em declarar que o que atrapalhou a operação foi a forte chuva que caiu em toda a cidade no período da tarde desta segunda-feira, 28/09.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo acompanhou todas as etapas da operação realizada e continuará cumprindo este papel de agente fiscalizador, em defesa dos direitos dos metroviários e pela preservação da qualidade do Metrô público e estatal.

Operação compromete conforto e segurança nas demais estações

A operação “Embarque Melhor” exigiu um total de 110 funcionários só da segurança para a estação Sé, o que representa aproximadamente 50% do total do efetivo do turno em todo o sistema. Com isso, as demais estações ficaram descobertas, comprometendo a qualidade da prestação de serviços aos usuários.

O Sindicato é contra esta medida e exige que o Metrô tome as devidas providências para que os usuários tenham conforto e segurança em todo o sistema, bem como que os metroviários das demais estações tenham a sua integridade preservada, já que o efetivo está reduzido e sua atuação também é comprometida.

Não há mágica!

Hoje São Paulo tem o Metrô mais lotado do mundo, com mais de 10 passageiros por metro quadrado. Sua expansão nunca correspondeu às necessidades desta metrópole, que não pode mais estar fadada a prosseguir em ritmo de tartaruga na ampliação de sua malha metroferroviária.

Nos últimos 14 anos, os tucanos construíram pouco mais de 11 quilômetros de Metrô, o que está muito aquém das necessidades da população, tornando notório o fracasso tucano na gestão do transporte público.

Hoje, em apenas 61,3 quilômetros de vias, o Metrô de São Paulo transporta mais de 3 milhões de usuários por dia, sendo o menor entre os 11 maiores de mundo.

O Metrô foi asfixiado pela demanda. Mas não há mágica! Para melhorar o conforto e ter novamente um conceito de confiabilidade e qualidade, é preciso investir com urgência em mais transporte, e menos em propaganda.