Metrô recolhe novos trens após colisão. Sindicato acompanha as investigações

O Sindicato está acompanhando a análise dos motivos das ocorrências e tomará as medidas necessárias para garantir a segurança dos metroviários e de toda a população, sempre ressaltando as mobilizações desta entidade contra o sucateamento dos serviços públicos.

Menos de cinco meses após começarem a circular, os novos trens da Linha 3-Vermelha do Metrô foram retirados da operação comercial por causar riscos aos usuários. Duas das novas composições apresentaram, na segunda-feira (02), problemas na chamada "barra de torção" e acabaram colidindo contra a plataforma na Estação Sé. Por precaução, toda a nova frota foi recolhida aos pátios para análise e não há previsão de retorno.

Os novos trens da espanhola CAF começaram a circular na rede paulistana em 27 de março, com o objetivo de reforçar a frota na linha mais superlotada do planeta – transporta diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. Cada um custou cerca de R$ 30 milhões. O mesmo contrato prevê a aquisição de mais 17 unidades, algumas para a Linha 1-Azul.

Atualmente há quatro dessas unidades em operação comercial na Linha 3-Vermelha e outras duas em fase de testes. Na segunda-feira, por volta das 8 horas (horário de pico da manhã), a composição H61 entrou desalinhada na Estação Sé e sua lateral atingiu a plataforma. Os passageiros sentiram apenas um "tranco" mais forte. O trem precisou ser evacuado e levado para o pátio de manutenção. O Metrô ressalta que a ocorrência não colocou em risco os usuários.

No mesmo dia, o trem começou a ser analisado pelos engenheiros da Comissão Permanente de Segurança (Copese) do Metrô – órgão que investiga os "incidentes notáveis". Foi constatada que a barra de torção – equipamento que reduz os efeitos das curvas no chassi – estava travada. Por isso, o trem não voltou a se alinhar após fazer uma curva. A inclinação provocou as batidas nas plataformas.


A empresa

O Metrô confirmou o incidente da manhã de segunda-feira (2) com uma das novas composições da Linha 3-Vermelha na Estação Sé. "O trem H61, ao adentrar a plataforma da Estação Sé, na Linha 3-Vermelha, teve a tampa do painel externo de chaves raspada na plataforma", informou, por meio de nota. A companhia ressalta, no entanto, que a ocorrência não colocou em risco os usuários e ressaltou que o recolhimento dos trens faz parte de um procedimento de segurança.

Com informações de Cruzeiro do Sul Online e da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro)