Metroviárias de WJA exigem decência no ambiente de trabalho!

O Sindicato recebeu a denúncia e constatou as péssimas condições de trabalho na base de manutenção WJA, que fica na região do Jabaquara.

Ali funcionava um canteiro de obras da empresa, porém, os metroviários ali alocados estão sendo submetidos a uma condição intolerável, pior do que a que deveria existir à época, pois hoje há homens e mulheres trabalhando no mesmo ambiente!

WJA ainda têm vestiários e banheiros com estruturas de madeira! E, além disso, há estruturas antigas inoperantes, como caixas d’água, que são potenciais meios para proliferação de doenças, o que também é uma situação inadmissível, ainda mais quando mantida pelo governo do Estado, que faz propaganda pela prevenção da dengue.

Números
Em WJA há 30 metroviários, mas só existe um vaso e um lavatório, e este sanitário fica a 300 metros de distância do local de trabalho dos companheiros.

Há cerca de 10 metroviárias, mas o único vestiário que elas podem usar não tem mais de 2 m², e possue apenas um vaso sanitário e uma pia. Nesta estrutura também não há divisória entre o banheiro e o vestiário e, detalhe: não existe chuveiro no banheiro das mulheres!
Vergonhosamente, quando as funcionárias do Metrô têm necessidade de tomar banho, é preciso pedir licença aos homens para a utilização do banheiro masculino!

Este é mais um exemplo da falta de planejamento da Cia. em relação à expansão do sistema. Embora exista uma proposta de adequação das bases ao longo das estações, não existe nada que garanta que a mesma seja colocada em prática.

Ação
O Sindicato procurou a empresa na busca de uma solução para este problema, mas até agora nada foi feito. Inclusive, a Cia. afirmou que tinha um projeto pronto para reforma dos banheiros. Não informou, apenas, que estes banheiros serão exclusivos do pessoal das empresas contratadas.

Diante desta situação, o Sindicato acionou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SP (SRTE), para que seja feita uma vistoria no local, e que isso obrigue a empresa a oferecer condições dignas para aquelas trabalhadoras.

Atualmente, a prática do Metrô e do governo do Estado tem sido apenas fazer propaganda das estações construídas, ignorando o que acontece por trás destas molduras! Chega de maquiar o Metrô de São Paulo! Exigimos decência no ambiente de trabalho!